5 pilotos heróicos da Segunda Guerra Mundial e suas façanhas

17/08/2022 às 12:122 min de leitura

A Segunda Guerra Mundial não se deu apenas no solo europeu, no mar de Pearl Harbor ou nas cidades japonesas atingidas por bombas atômicas. Os céus do mundo foram tomados por caças, os mais modernos da época, pilotados por exímios homens, que foram importantes na derrota do nazismo e dos países do Eixo. 

Muitos nomes seguem desconhecidos do público, e para corrigir este erro queremos apresentar a história de algumas personalidades dos ares. Gosta de história? Então, pegue o balde de pipocas e confira os heróis desta lista.

1. Louis Edward Curdes

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Dono de um Coração Púrpura, grande condecoração dada a militares das Forças Armadas norte-americanas que tenha sido feridos ou mortos em combate, Louis Edward Curdes é reconhecido como um ás da aviação do país, em especial pelos serviços prestados durante a Segunda Guerra Mundial. Pilotando um cação P-51 Mustang, ganhou a alcunha de "Bad Angel".

Ele é conhecido por ser um dos três pilotos norte-americanos a abater aeronaves das três principais potências do eixo: alemã, italiana e japonesa. Ao todo, durante a guerra, Curdes derrubou sete caças alemães, um italiano e um japonês, além de um compatriota. Este último foi com o intuito de impedir que fossem capturados pelos inimigos.

2. Gregory Boyington

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Gregory Boyington foi mais conhecido pelo apelido Pappy. Outro heróico piloto da história da aviação norte-americana, liderou o lendário esquadrão Black Sheep. Sob seu comando, venceram os japoneses no ar, sendo que Pappy Boyington, sozinho, abateu 28 aviões nipônicos.

Conhecido pelo temperamento instável, Boyington treinava técnicas aéreas de modo exaustivo, inclusive com seus comandados. A lógica do piloto era que esse comportamento tornava as manobras instintivas, algo fundamental no momento de combate. Foi derrubado em combate em janeiro de 1944, permanecendo preso durante um ano, quando foi solto.

3. Bruce Carr

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Bruce Carr foi um piloto humilde, que não se considerava um herói, apesar das 14 aeronaves inimigas que abateu durante a Segunda Guerra Mundial. Exímio piloto do P-51 Mustang, um dos principais caças da Força Aérea norte-americana (vamos tratar disso daqui a pouco), ficou marcado, também, por uma inusitada história.

Era outubro de 1944 quando Carr decolou em uma missão, a bordo do seu P-51 Mustang. Enquanto sobrevoava a antiga Tchecoslováquia, acabou derrubada pela artilharia antiaérea, caindo em um campo da Luftwaffe, a Força Aérea nazista. Bruce tinha a intenção de se render.

No entanto, o militar notou que havia poucos soldados e, como já estava escuro, imaginou que pudesse se esconder até ter oportunidade de fuga. Ao amanhecer, o piloto aproveitou um descuido, saltou em um FW 190A-8 e fugiu. Quando os alemães se deram conta, ele já havia escapado.

4. Aviadores Tuskegee

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Tema de filmes e documentários, o esquadrão Tuskegee é marcante na história da aviação norte-americana durante a Segunda Guerra Mundial. Tratou-se de um grupo de pilotos formado exclusivamente por negros. A parte triste é que a razão para sua criação foi o racismo e a segregação racial.

Tristezas à parte, o esquadrão Tuskegee foi fundamental durante o combate, participando de ao menos 312 missões e abatendo 112 inimigos. A pintura do nariz e da cauda em vermelho rendeu a eles o apelido de Red Tails Angels, algo como "Anjos da Cauda Vermelha"/

5. P-51 Mustang

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Como dissemos anteriormente, iríamos tornar a falar do P-51 Mustang. Ok, não é um piloto, mas essa verdadeira máquina foi responsável pelos bons resultados dos norte-americanos nos ares. Sem ela, todos os homens citados acima não estaria nesta lista.

Mesmo que o Spitfire seja o modelo de caça mais famoso, o P-51 Mustang foi o melhor nos números durante o conflito. Foi projetado inicialmente para a Real Força Aérea (RAF), dos britânicos, mas foi com os pilotos e engenheiros norte-americanos que o modelo ganhou um motor de maior potência, tornando-se o terror das forças do Eixo.

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