Artes/cultura
23/08/2022 às 02:00•2 min de leitura
A cantora pop inglesa Kate Bush voltou recentemente aos holofotes por conta da inclusão de um de seus hits, Running Up That Hill, na trilha sonora da série da Netflix Stranger Things. A música, de 1985, fez muita gente voltar a se interessar por Kate, uma cantora que é naturalmente reservada e dificilmente dá entrevistas.
Se você está entre nos novos (ou velhos) fãs de Kate Bush, este texto é para você. Nele, compartilhamos 5 curiosidades sobre esta artista incrível.
(Fonte: Kate Bush News)
David Bowie exerceu forte influência no trabalho de Kate Bush. Além dessa admiração, eles tiveram algo em comum: ambos receberam aulas do dançarino, mímico e coreógrafo Lindsay Kemp.
Kemp cresceu em Liverpool e South Shields, na Inglaterra, e estudou com o famoso mímico Marcel Marceau. Bowie o viu se apresentar quando tinha 19 anos, e logo eles se tornariam parceiros de trabalho. Kemp colaborou na criação de Ziggy Stardust, provavelmente o personagem mais famoso de Bowie.
Kate Bush teve aulas com Lindsay Kemp no intuito de se tornar mais desenvolta e menos tímida nas apresentações. No seu primeiro disco, ela dedicou a primeira faixa, Moving, para o coreógrafo.
Kate Bush não fez muitas colaborações com outros artistas ao longo de sua carreira. Mas as que fez foram, no mínimo, curiosas. Ela cantou com Peter Gabriel, ex-vocalista da banda Genesis, mas também fez umas parcerias de comédia. Ela gravou uma faixa chamada Do Bear... com Roman Atkinson — ele mesmo, o famoso Mr. Bean. Um dos verbos da música dizia: "Ele é um completo idiota e ele me deixa na curva. Para aliviar o tédio, durmo com os amigos dele".
Outra colaboração de Kate foi com ator Stephen Fry, mais famoso das novas gerações por seu papel em Harry Potter. Eles cantaram juntos a música 50 Words for Snow, em que ambos recitam a palavra "neve" em diversos idiomas.
O primeiro grande hit de Kate Bush foi a balada Wuthering Heights, cujo nome remete ao famoso livro O Morro dos Ventos Uivantes, de Emily Brontë, de 1847. Ela compôs a música em 1977 e a lançou em 1978, virando um sucesso absoluto.
Muita gente acha que Kate escreveu a música depois de ler o livro. Na verdade, ela só tinha assistido à série criada pela BBC em 1967, que adaptava a obra. A cantora apenas foi ler o romance depois que a música já havia sido lançada.
Kate Bush é uma grande amante do cinema de horror. Por isso, quando ela lançou o álbum The Whole Story, em 1986, ela preparou um videoclipe para a faixa Experiment IV, cujo tema era bem agressivo: a música fala de uma trama militar que estava elaborando um som destrutivo e capaz de matar.
No clipe, aparecem várias estrelas de TV britânica, como Hugh Laurie, Dawn French e Peter Vaughn, que sofrem mortes violentas. Por conta disso, o vídeo foi banido do popular programa Top of the Pops, da BBC.
Os fones de ouvido com microfone são hoje fundamentais para a música. Nós costumamos associar o surgimento deles com estrelas como Madonna, nos anos 90, e Britney Spears, nos anos 2000.
Mas saiba que Kate Bush foi a primeira artista famosa a usar este acessório, na sua turnê The Tour of Life, que misturava dança, poesia, música e até um pouco de magia. Para conseguir ter tanta versatilidade no palco, o engenheiro de som da turnê, Martin Fisher, criou um microfone que ficasse preso à cabeça de Kate, fazendo surgir uma tecnologia que se tornaria importantíssima anos depois.