Artes/cultura
09/09/2022 às 09:24•2 min de leitura
Com o falecimento da rainha Elizabeth II, abre-se espaço para que o próximo na linha de sucessão assuma o trono do Reino Unido. O príncipe Charles, aos 73 anos, passa a ocupar o posto que, por setenta anos, foi de sua mãe.
Mas como acontece essa transição, e quando Charles se tornará rei? Neste texto, contamos como se dá o processo burocrático envolvendo a coroação do novo rei.
(Fonte: Folha de São Paulo)
Pela tradição, Charles já se tornou rei exatamente no momento em que sua mãe morreu. Contudo, isto é oficialmente reconhecido após uma reunião do Conselho de Adesão, o que ocorre sempre depois da morte de um monarca. A reunião ocorre às 10 horas do dia seguinte à morte da rainha, no Palácio de Saint James.
Em seguida, as bandeiras da rua Whitehall, em Londres, são hasteadas a meio mastro, para manifestar o luto em respeito à rainha. Elas são reerguidas às 11h para confirmar a ascensão do novo rei.
Não se sabe ainda quando haverá a cerimônia oficial de coroação de Charles, uma vez que há uma tradição de se esperar um bom tempo desde a morte do antigo monarca para que isso ocorra. Para se ter uma ideia, Elizabeth II sucedeu ao seu pai, que faleceu no dia 6 de fevereiro de 1952. No entanto, a cerimônia de coroação ocorreu apenas no dia 2 de junho de 1953, um ano depois.
A demora se dá para que se "chore" suficientemente a morte da rainha. Por isso, ainda não se sabe quando Charles receberá formalmente a coroa.
(Fonte: EBC)
Portanto, é de se esperar que a coroação de Charles ocorra meses depois do falecimento de sua mãe. Devem participar deste ritual os representantes das Casas do Parlamento, da Igreja e do Estado, bem como os primeiros-ministros e outros membros relevantes dos países da Commonwealth, a Comunidade Britânica de Nações. Alguns líderes de outros países também devem ser convidados a comparecer.
O evento deve acontecer na Abadia de Westminster, em Londres, dando continuidade a uma tradição que já contabiliza 900 anos. O arcebispo de Canterbury tem papel central na cerimônia, e solicita que Charles confirme o aceite sobre o seu dever. Em seguida, ele se torna rei após ler o juramento da coroação e responder ao convite de governar o Reino Unido e as outras nações da Commonwealth.
Durante este rito, Charles estará sentado na cadeira do Rei Eduardo, fabricada em 1300 e usada por todos os soberanos desde 1626. Neste momento, ele segura um cetro, uma espada e um anel que representarão o controle da nação, e um orbe (uma joia em forma de globo terrestre com uma cruz) que representa o mundo cristão.
Por fim, Charles será abençoado, consagrado e ungido por um óleo sagrado pelo arcebispo, que finalmente coloca a coroa em sua cabeça. Neste dia, sua esposa Camilla Parker Bowles também será coroada e se tornará rainha consorte. Em fevereiro de 2022, a rainha Elizabeth II manifestou seu desejo de que a duquesa de Cornualha assumisse este título quando Charles fosse coroado.
Seu filho mais velho, William, passa a ser o próximo da sucessão, virando o príncipe de Gales. Por consequência, sua esposa, Kate Middleton, recebe então o título de princesa de Gales, que outrora foi concedido à princesa Diana.
A cerimônia deve ser televisionada pela BBC e retransmitida por canais do mundo todo. É possível que haja uma cobertura oficial mantida em redes sociais.