Artes/cultura
17/10/2022 às 12:00•3 min de leitura
O termo K-Pop se tornou popular recentemente, mas a música feita na Coreia do Sul e impulsionada como política cultural é muito mais antiga que isso. Atualmente, falar nessa sigla é tratar de uma forma popular de arte que inclui diferentes estilos e gêneros musicais, como pop, hip-hop, rock, música eletrônica, R&B e folk, sempre a partir de um diálogo com as raizes culturais do país asiático.
Com o sucesso estrondoso, não faltam canções emblemáticas. Pensando nisso, o Melon, maior plataforma de streaming musical sul-coreano, convidou jornalistas e críticos musicais para elaborar uma lista das melhores músicas de K-Pop de todos os tempos. Te apresentamos os 10 primeiros lugares!
Leia também: As 10 músicas brasileiras mais conhecidas internacionalmente
Com quase 20 anos de estrada, o duo pop TVXQ já foi uma boy band com cinco membros, dos quais só restaram U-Know Yunho e Max Changmin.
Mirotic, décimo lugar entre as melhores músicas de K-pop, foi lançada em setembro de 2008 como single do álbum Secret Code. Outras publicações, como a Rolling Stone, também indicaram a canção como uma das melhores do gênero.
A Wonder Girls acabou em 2017, mas o sucesso do grupo, que perdurou por uma década, segue vivo nos fãs de K-pop.
Tell Me está no primeiro álbum do quinteto, The Wonder Years, de 2007. A faixa liderou as paradas de sucesso em todo o país. Ela conta a história de uma garota que se apaixonou e torce para que o garoto também goste dela.
Outro quarteto na lista, a Brown Eyed Girls surgiu em 2006. Em 2009, lançaram seu terceiro disco, Sound-G, que consolidou o grupo com a música Abracadabra.
É considerada uma das primeiras a usar como base principal a música eletrônica, além de ter popularizado a dança "The Arrogant Dance", que virou até comemoração no futebol.
A 2NE1 é outra que, infelizmente, acabou. Entre 2009 e 2016, essa girl band fez muito sucesso – o The New York Times considerou o show delas nos Estados Unidos como segundo melhor do ano.
I Am the Best está na lista de melhores músicas de K-pop por ser um símbolo do subgênero "girl crush", que são canções que tematizam o empoderamento feminino.
Após acabar em 2017, o grupo Girls' Generation retornou este ano. Into the New World foi o single que lançou o grupo, sendo considerada uma música com nuances feministas, de empoderamento. Não à toa, foi chamada de "símbolos dos tempos" pela crítica local.
Como dissemos, a Girls' Generation tem um lugar marcante na trajetória do K-pop, a ponto de ser o único grupo ou artista solo a colocar duas músicas entre as 10 melhores do gênero em todos os tempos.
Gee foi a canção responsável por tornar a banda famosa, alcançando o primeiro lugar no país por nove semanas consecutivas. É uma mistura bem feita de subgêneros bubblegum pop e electropop, que trata da maneira como garotas se sentem quando estão apaixonadas.
Internacionalmente, é difícil imaginar que exista um grupo atual tão importante para a música sul-coreana quanto o BTS. O septeto é símbolo do K-pop contemporâneo e donos de Dynamite, um verdadeiro ícone.
Foi a primeira canção do gênero a alcançar o número 1 na parada norte-americana, o que rendeu indicação ao Grammy de melhor música. Lançada durante a pandemia, fala sobre alegria e o apreço pelas pequenas coisas.
PSY pode até ter dado uma sumida nos últimos tempos, mas ninguém vai conseguir falar que seu hit global, Gangnam Style, não é importante para o K-pop.
Com batida cativante e uma dança divertida, a música celebrava o estilo de vida do distrito de Gangnam, em Seul. O videoclipe da canção tem 4,5 bilhões de visualizações e liderou como mais visto do YouTube por quase 5 anos.
O grupo EXO é uma boy band tão importante que canta em mandarim e japonês, para felicidade de seus fãs dos países vizinhos.
Growl foi o single do primeiro disco do grupo, XOXO, de 2013. É uma mistura de pop dançante com R&B e funk, e foi tocada na cerimônia de encerramento dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pyeongchangm em 2018.
Com mais de 20 anos de carreira, BoA não é chamada de "rainha do K-pop" à toa. Rompeu barreiras e ajudou a impulsionar o gênero para fora da Coreia do Sul. No. 1 foi o single que batizou seu segundo álbum, lançado em 2002.
Mistura dance music com elementos de europop, em uma composição que aborda, principalmente, uma declaração de amor. Até por isso, é uma das principais canções usadas quando alguém deseja dizer a outra pessoa que está apaixonada.