Artes/cultura
06/11/2022 às 10:00•2 min de leitura
Os oceanos costumam despertar a nossa curiosidade devido à sua imensidão e ao desconhecido. Por esse motivo, fotógrafos do mundo todo registram algumas das imagens mais impressionantes todos os anos.
Abaixo, nós apresentamos seis fotos que destacam o esplendor dos oceanos!
(Fonte: Jasmine Carey)
As baleias são apenas uma das provas de como os oceanos são ambientes fascinantes. Os maiores animais vivos podem protagonizar algumas das imagens mais belas da natureza. Foi o que conseguiu a fotógrafa australiana Jasmine Carey durante um mergulho em Tonga, quando ela viu um filhote de baleia jubarte se aproximando de sua mãe, em 2019.
Carey aproveitou para registrar a cena, e o resultado lhe rendeu o prêmio máximo no concurso de fotografia HIPA de 2020. O filhote, que foi batizado de Pequeno Zai, tinha cerca de duas semanas quando a foto foi tirada.
(Fonte: Alex Kydd)
A fauna dos oceanos vai muito além das baleias. Em 2019, as ilhas Raja Ampat, na Indonésia, foram o palco da impressionante imagem acima, registrada pelo fotógrafo australiano Alex Kydd.
Durante um mergulho, ele pode testemunhar um enxame de águas-vivas que se misturavam com o azul do oceano. A quantidade de animais era tamanha que quase parece que a pessoa na foto estava flutuando por entre nuvens no oceano, e não por criaturas transparentes que poderiam tê-la queimado.
(Fonte: Aleks Gjika)
Imagens de tempestade no oceano costumam ser impressionantes. É por isso que a captura feita pelo fotógrafo inglês Aleks Gjika, mostrando uma tempestade no mar engolindo o Farol Porthcawl no Reino Unido, é tão interessante.
A mistura da violência das ondas, com o farol solitário e a tempestade ao redor, fazem com que a foto pareça uma pintura. Tudo isso fez com que Gjika ganhasse as principais honras na categoria Your View do 13º concurso de fotografia de paisagem do ano em 2020.
(Fonte: Lance Morgan)
O Shipstern Bluff, localizado na costa sudeste da Tasmânia, é conhecido por ser um dos pontos de surf mais perigosos do mundo. Suas ondas gigantes se formam a quilômetros de distância da costa, antes de atingirem o recife com alturas de cerca de 10 metros.
E é justamente isso que atrai tantos surfistas para o local. Também foi isso que garantiu ao fotógrafo Lance Morgan uma indicação para o concurso de Fotografia do Oceano e Fotógrafo de Aventura do Ano, em 2020.
(Fonte: Shutterstock)
É possível conhecer um dos lugares mais incríveis da Terra na ilha italiana de Capri. A Gruta Azul é uma caverna marinha que já foi a piscina natural do imperador romano Tibério, podendo ser acessada somente por pequenos barcos a remo.
Neles, os visitantes devem deitar-se para entrar na boca da caverna, que tem cerca de um metro de altura. O nome "Gruta Azul" é uma referência à cor turquesa que ilumina todo o interior, formada pela refração da luz solar.
(Fonte: Shutterstock)
As Ilhas Galápagos possuem diversas paisagens belíssimas. Uma delas é o famoso Arco de Darwin, uma formação rochosa em frente à Ilha Darwin, uma das menores do arquipélago de Galápagos.
Porém, desde 2021, a ponte que ligava as duas colunas do arco desabou no mar devida à erosão contínua. O que resta agora são as duas colunas imponentes uma de frente para a outra e mostra o poder contínuo do mar.