Estilo de vida
21/12/2022 às 08:00•2 min de leitura
Da mesma forma como acontece no Ano Novo, o Natal também traz consigo algumas tradições envolvendo cores. E, apesar de poucas se comparadas ao que vemos em toda virada de ano, o dia 25 de dezembro guarda algumas particularidades em suas tonalidades mais características.
Via de regra, as cores mais fortes para o Natal são verde, vermelho, branco e dourado ou prata. Qual é a explicação para cada uma delas? Você confere a seguir.
Um dos principais motivos para o vermelho certamente está no fato de que essa é a cor principal presente na roupa do Papai Noel. Entretanto, ela também está ligada ao sangue de Jesus Cristo (que tem sua data de nascimento associada a este dia) e ao sentimento de amor que costuma mover as pessoas em todo o mundo.
Outra associação também faz referência às vestes de São Nicolau, bispo da Igreja Católica que costumava presentear crianças de famílias humildes no Natal e cuja história deu origem ao Bom Velhinho.
Um dos motivos mais fortes para o vermelho no Natal está associado às roupas do Papai Noel. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Já o verde se faz presente especialmente nas árvores de Natal, tradicionalmente um pinheiro. As guirlandas natalinas e as coroas do Advento vista nas Igrejas Católicas no período que antecede o Natal também tem essa como tonalidade predominante.
Indo um pouco mais além, o verde também representa a esperança, outro sentimento que se faz mais forte nessa importante festa celebrada no final do ano. Além disso, no passado era comum enfeitar as casas no inverno com ramos de pinheiro, azevinho e hera, plantas resistentes ao frio e que lembravam que, com perseverança, é possível superar as dificuldades.
(Fonte: Shutterstock/Reprodução)
Há praticamente duas explicações para a predominância do branco nas decorações natalinas. A primeira delas é a forte neve que costuma cair no Hemisfério Norte nesse período, e a outra representa a paz e a pureza percebida por muitos na celebração dessa festa.
Por fim, o dourado ou prateado faz referência ao brilho das estrelas, as luzes que nos guiam para longe da escuridão. Essas são tonalidades bastante comuns em algumas decorações e especialmente nas bolinhas que enfeitam as árvores de Natal.
Também podemos associar as duas cores à grande Estrela de Belém que guiou os Reis Magos até o lugar onde Jesus nasceu, por isso elas também passam uma sensação de presença divina para o mundo.