Qual é o melhor lugar para se sentar em um cinema?

22/03/2023 às 02:002 min de leitura

Perto da tela, na área central ou na última fileira? A dúvida sobre qual lugar escolher na hora de comprar o ingresso para o cinema é comum a muitas pessoas, interessadas em ter a melhor experiência, aproveitando toda a qualidade da imagem e a potência do som disponíveis na sala.

Optar por um assento ruim pode estragar a diversão mesmo que o filme seja o mais esperado do ano, fazendo você ter que se esforçar para ver a imagem. Por causa disso, escolher o lugar para se sentar no cinema é algo que precisa ser feito com cuidado.

De acordo com o Popular Science, o melhor lugar para se sentar em uma sala de cinema é a cadeira mais alinhada com o centro da tela. O site considerou as salas padrão, ou seja, aquelas com saídas nas laterais.

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Ao escolher esta posição, o cinéfilo ficará com os olhos “mais centralizados e não se esforçará para captar coisas do lado esquerdo ou direito da imagem na tela”. A explicação foi dada pelo projecionista-chefe da Nitehawk Cinemas, Joe Muto, que opera salas de exibição em Nova York, nos Estados Unidos.

Experiência sonora reforçada

A posição mais centralizada também é ideal para garantir uma maior imersão sonora. Segundo Muto, quem está nesta área consegue captar o “efeito total de todos os alto-falantes da sala trabalhando juntos”.

Ele lembra ainda que algumas otimizações feitas nos sistemas de áudio têm fornecido uma melhor qualidade para todos, até as pessoas sentadas mais próximas de um dos lados. Anteriormente, as cadeiras perto das laterais podiam trazer algumas distorções no som vindo das caixas.

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

O posicionamento centralizado em relação à tela vale principalmente para os cinemas convencionais. Mas e nas salas IMAX, com diferenças no formato, incluindo a tela ocupando toda a parede e as fileiras de assento dispostas em um ângulo acentuado e no formato de estádio?

Neste caso, a diferença entre os lugares não é tão grande quanto nos estabelecimentos tradicionais, pois as salas com a tecnologia passam por várias adaptações. Mas se possível, tente escolher uma poltrona a aproximadamente dois terços da sala de distância da tela, recomendação dada pelo diretor técnico da IMAX, Brian Bonnick.

E se o lugar não estiver disponível?

Se o lugar ideal para se sentar no cinema e a região próxima a ele já estiverem ocupados, uma alternativa está nas cadeiras mais perto da tela. Segundo o Mental Floss, a posição permite aproveitar melhor a visão periférica, evitando fazer movimentos com a cabeça para acompanhar as cenas.

Uma dica interessante para ter mais chances de pegar a melhor poltrona do cinema é fugir dos horários concorridos, como as sessões noturnas durante a semana e as de sábado à tarde. As exibições diurnas de segunda à sexta e no sábado mais cedo geralmente são menos procuradas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: