Esportes
02/04/2023 às 12:00•2 min de leitura
Quando o assunto é coliseu, é muito provável que a primeira imagem que vêm na sua cabeça é sobre a notória construção localizada em Roma. No entanto, existem diversos outros belíssimos e imponentes anfiteatros romanos espalhados pela Europa. Inclusive, esse modelo de construção era tão simbólico no passado que segue servindo como modelo para a criação de novos estádios até hoje.
Além de um mero cenário para o entretenimento, os coliseus também eram palcos religiosos e políticos, marcando todo o contexto de uma era humana extremamente relevante para o desenvolvimento das sociedades contemporâneas. Ficou curioso para conhecer outros coliseus milenares que foram muito bem preservados? Então veja só essa lista que separamos para você!
(Fonte: Getty Images)
Localizada no sul da França, a Arena de Nimes possui 133 metros de comprimento, 101 metros de largura e uma fachada com 21 metros de altura. Até hoje, a construção conserva seus 34 degraus de assentos, onde mais de 23 mil gauleses e romanos poderiam presenciar os combates entre gladiadores ou animais.
O palco elíptico também passou a receber touradas a partir de 1863, mas ficou mais conhecido por servir de espaço para concertos e eventos esportivos. O anfiteatro foi inaugurado no ano 100 d.C., pouco depois do término da construção do Coliseu de Roma.
(Fonte: Getty Images)
Ainda no sul francês, outro coliseu bastante simbólico é a Arena de Arles — cidade que encantou Vincent van Gogh por sua beleza indescritível. A cidade de Arles foi fundada pelos gregos no século VI a.C., mas foi conquistada pelos romanos séculos depois, sendo transformada em uma cidade importante.
O anfiteatro possui capacidade para 20 mil pessoas, o que não o coloca na lista de maiores arenas de todos os tempos. Mesmo assim, 90% de sua estrutura ainda está preservada, incluindo assentos e fachada.
(Fonte: Getty Images)
Um dos coliseus mais bem preservados no mundo, e que continua em grande atividade até hoje, é a Arena de Verona, na Itália. Devido à popularidade dos eventos promovidos na cidade, o anfiteatro é um dos lugares mais concorridos de todos. Sua acústica é o ponto mais forte, sendo lar do Festival de Verona.
Portanto, para os turistas de plantão, esse é um excelente lugar para ouvir óperas que começam ao entardecer e perduram até a noite. A arena foi construída no ano 30 d.C. e já recebeu shows de grandes artistas como Elton John, Paul McCartney e Adele.
(Fonte: Getty Images)
O mais antigo coliseu romano ainda existente é o anfiteatro de Pompeia, na Itália, que foi construído no ano 70 a.C. e podia receber até 20 mil espectadores. Os visitantes eram separados da arena por um parapeito decorado com afrescos exibindo imagens de gladiadores.
O Senado Romano decidiu fechar o espaço em 59 d.C. após alguns distúrbios em combates de gladiadores envolvendo moradores locais e moradores da cidade de Nucéria. No entanto, a medida foi cancelada três anos depois, quando um terremoto atingiu a região. Além disso, o anfiteatro também foi sepultado com o restante da cidade após a erupção do monte Vesúvio. De todo modo, o local continua servindo como um sítio arqueológico que pode ser visitado pelos viajantes.
(Fonte: Getty Images)
Tendo em mente que o norte da África era uma região de muita importância para o Império Romano, não é de muita surpresa encontrar coliseus em países como a Tunísia, lar do anfiteatro de Oudna. A arena possuía espaço para mais de 16 mil espectadores e foi escavada metade em uma colina e outra metade erguida sobre o solo.
Logo, esses detalhes tornam a arquitetura do coliseu uma das mais impressionantes de todas. Os arcos de pedra que se mantiveram de pé em sua fachada seguem dando uma cara especial para uma construção verdadeiramente imponente.