Ciência
06/06/2023 às 12:35•2 min de leitura
A evolução da humanidade sempre nos mostrou o triunfo de algumas nações sobre outras. Seja pela força física ou algum outro elemento, algumas delas foram capazes de grandes feitos, mas infelizmente ficaram de fora das lições que aprendemos na escola.
Dessa forma, essa lista traz cinco civilizações que acabaram "esquecidas" na história — e desde já, o convidamos a usar nossas redes sociais depois para dizer se sabia algo a respeito de alguma delas.
(Fonte: Aula Zen/Reprodução)
O Império Aquemênida foi estabelecido por volta do ano 550 a.C. por Ciro, o Grande, chegando a ter parte de 44% da população mundial por volta de 475 a.C. Por conta disso, muitos consideram que ele pode ser um dos primeiros exemplos de império multiétnico global.
Estendendo-se do Egito e da Líbia até o norte da Índia, ele foi conhecido por trabalhar em pontos como a construção de várias redes de estradas interconectadas. Entretanto, infelizmente não tivemos a oportunidade de ver muito sobre o avanço dessas ideias, já que em 331 a.C. o império foi conquistado pelos exércitos de Alexandre, o Grande.
(Fonte: História do Mundo/Reprodução)
O Império Khmer existiu de 802 a 1431, ficando concentrado basicamente onde atualmente conhecemos como Camboja. Entretanto, sua influência foi capaz de levá-lo mais longe, chegando a áreas como Tailândia e Vietnã.
Esse grande grupo foi fundado por Jayavarman II e se tornou um dos mais prósperos e poderosos da região, e muito disso se deve às ideias envolvendo redes de irrigação e reservatórios utilizados no cultivo de diversos produtos. Outro ponto importante é que esse império também ficou bastante conhecido pelas esculturas que criou, bem como a geração de uma boa infraestrutura urbana.
(Fonte: Portal Afro/Reprodução)
O Império do Mali pode ser considerado um dos mais ricos e prósperos a já ter passado por nosso mundo. Ele foi iniciado pelo rei Sundiata Keita, onde hoje conhecemos como República do Mali, na África Ocidental.
Sua origem aconteceu após a junção de vários estados menores e tinha como seu principal pilar o comércio. Ele existiu do século XIII ao XVI, e foi no século XIV que viu sua maior prosperidade ao alcançar grande fortuna e influência sob o comando de Mansa Musa.
Outro ponto que faz desse império importante é que ele controlava muitos postos comerciais importantes, especialmente alguns que envolviam a comercialização de ouro e sal.
Kublai Khan (Fonte: Opera Mundi/Reprodução)
O Império Yuan pode ser classificado como uma continuação do Império Mongol na China, tendo alcançado o auge de seu poder no período em que foi comandado por Kublai Khan, neto de Genghis Khan.
Foi durante o período desse império que a China teve uma era de prosperidade por conta do comércio internacional, especialmente ao longo da Rota da Seda. Porém, não tiveram muito tempo para aproveitar os seus feitos: apesar de ter iniciado em 1271, o Império Yuan foi desfeito em 1368 após o Movimento Turbante Vermelho, uma revolta popular que foi capaz de derrubar essa dinastia.
(Fonte: História do Mundo/Reprodução)
Por fim, vamos fechar a nossa relação com o Império Assírio, que existiu de 900 a 600 a.C. onde hoje temos o norte do Iraque e o sudeste da Turquia.
Pode ser considerada uma das civilizações mais influentes da história por conta do domínio militar sobre seus rivais, especialmente no que diz respeito ao uso de cidades fortificadas e a experiência em guerra de cerco. Além disso, também era reconhecida como um grande centro comercial, graças ao seu sistema de arrecadação de impostos, códigos legais e uma boa estruturação da burocracia.