Artes/cultura
22/07/2023 às 05:00•2 min de leitura
Desde que foi instalado em uma colina com vista privilegiada para Los Angeles, em 1923, o ilustre roteiro de Hollywood virou um grande cartão de visitas para a cidade, pano de fundo para inúmeros filmes e programas de televisão, e um lembrete sobre a história artística da região.
Quem sempre vê fotos das famosas letras brancas imagina que elas sempre estiveram ali para representar justamente o histórico da sétima arte nos Estados Unidos. Contudo, o letreiro, quando inaugurado, não tinha nada relacionado ao mundo do cinema e precisou ser adaptado com o passar dos anos. Conheça mais sobre essa história nos próximos parágrafos!
(Fonte: MPI/Getty Images)
Recentemente remodelado para marcar seu aniversário de 100 anos, o letreiro de Hollywood possui uma história muito mais conturbada do que as pessoas costumam imaginar. Na realidade, ele nunca foi concebido para ser um destino turístico, começando como um anúncio de um conjunto habitacional de luxo chamado Hollywoodland.
Em 1932, a região também foi palco para um caso de suicídio — o que deixou o território um pouco mais macabro. Na década de 1960, o outdoor simplesmente caiu em desuso, estava enferrujado, dilapidado, prestes a desmoronar sob seu próprio peso e pronto para ser removido daquela localização.
Para a surpresa de muitos, atualmente o principal objetivo do letreiro é promover o cinema norte-americano, assim como é uma ilustração de fama e fortuna em Los Angeles. Portanto, se você é do tipo de pessoas que acredita em "multiversos", existe algum cenário por aí onde Hollywood nunca existiu e a região para sempre seria conhecida como apenas um empreendimento fracassado.
(Fonte: Wikimedia Commons)
A história da placa de Hollywood começa no início do século XX, quando o distrito começou a atrair pessoas de todas as partes dos Estados Unidos para sua florescente indústria cinematográfica. A comunidade na Califórnia foi fundada pelo incorporador imobiliário Harvey Henderson Wilcox, que não mediu esforços para transformar a área em um subúrbio movimentado.
O primeiro estúdio de cinema de Hollywood foi inaugurado no Sunset Boulevard, em 1911, e nos anos seguintes outras empresas seguiram o mesmo exemplo. Graças a sua paisagem extraordinária, clima ideal para filmagens e prosperidade para a sétima arte, a região virou um grande atrativo para enormes cineastas e artistas que aspiravam crescer na carreira.
Tendo em vista as oportunidades de mercado na região, o letreiro de Hollywoodland surgiu em 1923, quando um grupo de empresários planejada lançar um conjunto habitacional de luxo como um refúgio da vida na cidade. Contudo, a Grande Depressão atingiu o país e o sindicato imobiliário foi dissolvido em 1933 — dando fim ao projeto.
(Fonte: David Livingston/Getty Images)
Sem um orçamento de manutenção, o letreiro de Hollywoodland começou a desmoronar e seu segundo "O" até mesmo chegou a desabar durante uma tempestade de 1936. O meio da letra "H", por sua vez, desapareceu por conta de ventos fortes em 1944.
Foi então que, naquele ano, a MH Sherman Company — dona do terreno — decidiu doar a placa e o local de 425 acres ao redor para a cidade de Los Angeles. Em 1947, a Câmara de Comércio de Hollywood se ofereceu para restaurar o letreiro, removendo o sufixo "Land" dois anos depois.
Entre diversas polêmicas no meio do caminho, algo histórico aconteceu décadas mais tarde: em 1973, uma comissão de patrimônio de Los Angeles declarou o outdoor como um marco cultural do município. Nos anos que se seguiram, o letreiro passou a aparecer em vários filmes e ganhou um charme ainda maior. Após as inúmeras reformas e quase ter sido demolido um trilhão de vezes, é inegável que a placa localizada na Califórnia é hoje um dos maiores cartões postais do mundo.