De onde surgiram algumas das superstições mais conhecidas?

20/10/2023 às 08:002 min de leitura

Você já se surpreendeu ao ver um filme de Hollywood retratar uma superstição que você achava que sua bisavó tinha inventado? Pois é, algumas superstições são tão populares que suas origens remontam a séculos atrás. Confira algumas das mais difundidas pelo mundo e suas possíveis origens.

1. Bater na madeira 

Bater na madeira para atrair ou afastar pensamentos? (Fonte: GettyImages/Reprodução)Bater na madeira para atrair ou afastar pensamentos? (Fonte: GettyImages/Reprodução)

Bater na madeira é uma superstição muito difundida, mas ela é usada de forma diferente em alguns países. Enquanto em alguns, inclusive aqui no Brasil, usamos para afastar algum pensamento ou ideia ruins, em outros bate-se na madeira para pedir que coisas boas aconteçam.

De qualquer forma, a origem desta superstição parece vir dos folclores do norte da Europa, onde a crença de que espíritos habitavam troncos de árvores era comum. Assim, bater nas árvores era uma forma de pedir proteção ou licença para a passagem. A tradição continuou quando a madeira se tornou mais comum nas casas, embora a ideia de espíritos habitando a madeira pareça ter se perdido.

2. Quebrar espelho

a(Fonte: Getty Images)

Todos sabemos que quebrar espelhos dá azar — mais precisamente 7 anos de má sorte. Mas por que esse número tão específico? Aparentemente, a tradição vem da Roma Antiga, onde os espelhos eram materiais raros e caros, feitos de metais nobres superpolidos.

Além disso, os espelhos tinham uma aura mística e quebrá-los não afetava apenas o seu reflexo, mas também a sua alma. Soma-se a isso à crença popular na época de que a vida se renova a cada sete anos. Portanto, quebrar um espelho poderia afetar sua alma, trazendo azar para o seu novo ciclo de vida.

3. O número do azar

a(Fonte: Getty Images)

O número 13 é considerado o número do azar em diversas culturas. Algumas até levam essa superstição a sério e evitam colocar o número no andar de prédios, por exemplo. Existem duas explicações mais comuns para a origem dessa superstição. Na mitologia nórdica, diz-se que 12 deuses estavam em um jantar quando chegou o 13º, Loki, que causou todo tipo de caos na Terra. 

Já na tradição cristã, o 13 está associado a Judas Iscariotes, o discípulo que traiu Jesus, pois ele pode ter sido a 13ª pessoa a se sentar à mesa na última ceia, além de Jesus e dos doze discípulos. Além disso, o número 12 sempre foi considerado um símbolo de perfeição na tradição judaica, então é normal que o próximo número seja associado a má sorte.

4. Evitar andar embaixo da escada

a(Fonte: Getty Images)

Você é daqueles que prefere passar vergonha e desviar de uma escada na rua, ou não se importa com o azar? A crença que passar por baixo da escada traz má sorte é difundida em vários países e essa superstição também tem origens cristãs. Durante a Idade Média, quando tudo era visto sob um prisma religioso, o triângulo era usado como símbolo da Santíssima Trindade (a união de Deus Pai, Deus Filho e o Espírito Santo). Assim, passar por baixo da escada poderia dar a impressão de atentar contra o símbolo mais sagrado da fé cristã.

5. Ferradura para dar sorte

s(Fonte: Getty Images)

A crença na ferradura como um sinal de sorte também provém do folclore europeu. Ela combina uma antiga superstição de que o metal afasta os maus espíritos, com o fato de a ferradura ter o formato de uma lua nova, símbolos de boa sorte desde a antiguidade. Assim, durante a Idade Média, pendurar uma ferradura sobre a porta de casa tornou-se uma tradição popular.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: