Artes/cultura
11/11/2023 às 09:00•2 min de leitura
Desde que os humanos começaram a construir edificações, o objetivo sempre foi se desafiar para fazer mais (e maior!). Por conta disso, ao longo dos milênios, as construções subiram cada vez mais alto no céu, estimuladas por inúmeros motivos que passam por religião, democracia, nacionalismo, comércio e por aí vai.
Os antigos egípcios, por exemplo, construíram enormes pirâmides para proteger os corpos mumificados de seus faraós. Prédios gigantes como o World Trade Center, por outro lado, surgiram para trazer negócios internacionais para os Estados Unidos. Em todo o mundo, podemos encontrar exemplos de estruturas humanas que ganharam o rótulo de edifício mais alto do mundo, ao menos por algum tempo. Conheça mais sobre algumas delas!
(Fonte: Getty Images)
A Grande Pirâmide é a maior das pirâmides construídas em Gizé, e foi criada para proteger os restos mortais do faraó Khufu. Com 138 metros de altura, a estrutura um dia já teve 146 metros antes de sofrer com os efeitos da erosão.
Nós a conhecemos como um gigante cor de areia, mas nem sempre as coisas foram assim. A pirâmide em sua criação possuía uma cor branco brilhante, envolvida por uma camada de calcário. Foram vários anos sendo a edificação mais alta do mundo, sendo que a única que chegava perto era o Farol de Alexandria, com 106 metros de altura.
(Fonte: Getty Images)
Erguida em 1647, por mais de 200 anos a Catedral de Nossa Senhora de Estrasburgo manteve o título de edifício mais alto do mundo, com seus 141 metros de altura. Ao longo de sua história, ela foi danificada em múltiplas guerras e até mesmo ocupada pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial.
A catedral foi descrita por Goethe como "uma árvore de Deus sublimemente imponente e extensa".
(Fonte: Getty Images)
Em 1889, Alexandre-Gustave Eiffel estreou o seu projeto de treliça na Feira Mundial, originalmente chamando a peça de "Torre de 300 metros". Mas a sua altura não era exatamente fixa: à medida que seu ferro se expande ou contrai com as mudanças de temperatura, a torre cresce alguns centímetros em cada verão e encolhe no inverno.
Porém, o projeto, que era para ser temporário, foi tão adorado que se tornou um monumento histórico de Paris, sendo oficialmente chamado de Torre Eiffel. Com seus oficiais 330 metros de altura, a grande obra francesa manteve o título de estrutura mais alta do mundo até 1929.
(Fonte: Getty Images)
As duas torres do World Trade Center, também chamadas de Torres Gêmeas, tornaram-se os maiores prédios do mundo em 1970, exibindo seus gloriosos 416 metros de altura. Os edifícios foram criados para encorajar negócios internacionais em Nova York e simbolizar a liderança dos EUA no comércio global.
As torres foram recordistas de altura até 1973 e atualmente nem existem mais, pois foram destruídas durante os atentados terroristas que atingiram o país no dia 11 de setembro de 2001.
(Fonte: Getty Images)
O atual detentor do recorde de edifício mais alto do mundo surgiu em 2010 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. O Burj Khalifa, como é chamado, possui 828 metros de altura e custou um total de US$ 1,5 bilhão para ser erguido. A torre reluzente tem 200 andares, mas apenas 160 são habitáveis.
As partes mais superiores da construção fazem parte da "altura da vaidade", o que significa que são apenas pisos preenchidos com suporte estrutural, construídos para aumentar a altura do prédio.