Conheça a lenda francesa de Père Fouettard, o açougueiro que come criancinhas no Natal

16/12/2023 às 09:002 min de leitura

São Nicolau, como sabemos, é tido como o antecessor legítimo do Papai Noel. O que nem todo mundo imagina é que, em algumas lendas da Europa, este santo sempre aparece acompanhado de um inimigo maligno inventado para assustar as crianças e fazê-las se comportar direitinho durante o ano todo.

Na França, esta figura que acompanha São Nicolau é chamada de Père Fouettard, que é representado como um vagabundo que usa barba preta desgrenhada, roupas esfarrapadas e que carrega consigo um chicote e uma corrente. Mas o pior de tudo: ele é um açougueiro que tenta comer crianças.

Como São Nicolau se juntou a Père Fouettard?

(Fonte: Alexandre Marchi/L'Est Republicain/Reprodução)(Fonte: Alexandre Marchi/L'Est Republicain/Reprodução)

Tudo teria começado há mais de 1500 anos, com a história que foi evoluindo por séculos até chegar na lenda do Papa Noel. Diz-se que São Nicolau teria nascido na Turquia, no final do século IV, e provavelmente foi um bispo que realizava milagres.

Quando morreu, em 6 de dezembro de 343, o corpo do bispo teria começado a produzir um óleo com capacidades curativas. A notícia se espalhou e, por toda a Europa, todo mundo queria um pouco do óleo. Isso escalonou a ponto de um homem ter invadido seu túmulo, na Itália, e cortado a ponta do seu dedo.

Em 1476, quando a população de Nancy, na França, passava fome, muitas pessoas começaram a comer ratos. Acredita-se inclusive que algumas delas chegaram até a praticar o canibalismo.

A história de Père Fouettard surge dentro de uma batalha ocorrida na cidade de Lorena. Foi quando em 1552, Carlos V, Rei da Espanha, sitiou a cidade vizinha de Metz. Revoltados, os cidadãos criaram um boneco de Carlos V e começaram a desfilar com ele nas ruas antes de queimá-lo em público. Só que o boneco ficou conhecido como Père Fouettard, e foi representado como o inimigo de São Nicolau.

O canibalismo de Père Fouettard

(Fonte: RL/Gilles WIRTZ/Le Republicain Lorrain/Reprodução)(Fonte: RL/Gilles WIRTZ/Le Republicain Lorrain/Reprodução)

O canibalismo se mistura à história a partir da lenda de um açougueiro chamado Pierre Lenoir, que esquartejou três crianças. Ele teria deixado seus corpos por sete anos em um barril, até que um dia recebe uma visita de surpresa: ninguém menos que São Nicolau, que estava faminto.

Lenoir não quis alimentar o homem santo com a carne humana e, por isso, disse que não tinha nada a oferecer. Então São Nicolau teria colocado três dedos no barril, o que ressuscitou as crianças. Elas então se sentiram que tinham acordado de um sono profundo.

Para Nadia Hardy, é possível que as histórias do açougueiro e de Père Fouettard tenham se fundido na cultura. Hoje, os dois personagens estão ligados. No mês de dezembro, os moradores de Nancy sempre relembram e encenam essas histórias, com interpretações de atores. O objetivo é tanto animar quanto assustar as crianças, para que elas sejam sempre boazinhas durante o ano.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: