Ciência
30/12/2024 às 21:00•2 min de leituraAtualizado em 30/12/2024 às 21:00
Em épocas de muitos estímulos digitais, às vezes, tudo o que precisamos é de um bom e velho jogo analógico. O humilde quebra-cabeça é uma ótima opção de entretenimento que, além de divertido, é também saudável para o cérebro.
Se você queria aproveitar desse jogo, mas simplesmente não tem muita paciência, fique tranquilo: há formas de estimular a mente para tornar o quebra-cabeça mais divertido e pegar o hábito de se desafiar com ele. Veja a seguir as nossas dicas.
Uma forma de ficar engajado com um quebra-cabeça é escolher um que tenha uma imagem que realmente lhe interesse. Isso vai fazer com que você o aproxime dos seus gostos pessoais e possa se sentir mais atraído a ele.
Aí entra uma infinidade de opções de imagens: de cenas de filmes, clássicos da história da arte, mapas dos países, desenhos infantis... O limite é a imaginação. E, se não achar o que você quer, pode inclusive mandar fazer um!
O requisito básico para montar um quebra-cabeça é ter em sua frente uma superfície plana bem iluminada. O recomendado é usar a luz natural, que costuma ser suficiente para clarear as peças em seus detalhes.
Outra dica é cuidar da altura da mesa. Você pode decidir montar seu jogo de pé, com uma mesa mais alta, ou sentado, com uma mais baixa. A sugestão só é não escolher uma muito próxima ao chão, pois pode causar dores nas costas.
Muita gente começa a montar um quebra-cabeça e acaba desistindo no meio do caminho quando perde a paciência. Quer manter o foco até o final? Eis uma dica: crie um desafio com outro competidor.
Funciona de forma simples: cada um precisa ter um quebra-cabeça com o mesmo número de peças. Determine o tempo em um cronômetro. Quando o alarme tocar, terá vencido o desafio quem tiver completado o quebra-cabeça ou ido mais longe. Um pouco de rivalidade, às vezes, é toda a motivação que a gente precisa.
Outra estratégia usada para não desistir do quebra-cabeça e associá-lo com outras diversões, como assistir a séries. Ao lado de alguma companhia, você abre a peça e vai mandando ver enquanto desfruta de seu programa favorito.
Como um quebra-cabeça não envolve leitura nem audição, é até relativamente fácil fazer isso enquanto foca sua atenção em outras coisas. Às vezes é até por estarem meio distraídas que as pessoas conseguem ir até o final no seu jogo.