Ciência
08/06/2024 às 17:00•2 min de leituraAtualizado em 08/06/2024 às 17:00
O médico e astrólogo Michel de Nostredame, mais conhecido como Nostradamus, se transformou em um dos profetas mais famosos de todos os tempos com o livro Les Prophéties, lançado em 1555. A obra é tratada por muitos como uma visão do futuro, pois teria antecipado tragédias e acontecimentos históricos.
Embora possibilitem diferentes interpretações, as visões transcritas no século XVI são tidas por seus seguidores como um retrato fiel de eventos que viriam a acontecer. Relembramos agora seis previsões feitas por Nostradamus que podem ter se tornado realidade.
Um dos acontecimentos que o vidente francês teria previsto foi o assassinato do então presidente dos Estados Unidos, John Fitzgerald Kennedy, no dia 22 de novembro de 1963, em Dallas.
A profecia relacionada ao crime estaria no trecho “Um inocente morto será acusado do ato”, que teóricos da conspiração dizem se tratar de Lee Harvey Oswald, apontado como autor dos tiros.
Nostradamus também supostamente previu os bombardeios às cidades de Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial. A explosão das bombas atômicas no Japão causou milhares de mortes.
Há quem diga que o astrólogo tenha mencionado as bombas como “dardo celestial” no seu livro, mesmo trecho que cita um “humano monstruoso”, talvez uma referência ao pai da bomba atômica, Robert Oppenheimer.
Outra interpretação famosa sobre as profecias de Nostradamus diz respeito à Revolução Francesa de 1789, quando o rei e vários membros da nobreza foram capturados pelo povo e levados à guilhotina.
“Da população escravizada, canções, enquanto príncipes são mantidos em cativeiro. Estes serão no futuro por idiotas sem cabeça recebidos como orações divinas”, seria o trecho antecipando o evento histórico.
O ataque terrorista sofrido pelos EUA em 11 de setembro de 2001 resultou em quase 3 mil vidas perdidas após os aviões se chocarem contra as torres do World Trade Center e o Pentágono.
Neste caso, os textos mencionam o fogo se aproximando de uma “grande cidade nova” e a destruição pelas altas temperaturas. Muitos também encontram referências a Osama Bin Laden, que liderou o ataque.
O vidente francês também teria profetizado a ascensão do ditador Adolf Hitler, que tomou o poder na Alemanha entre a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. A referência está na Centúria II, Quadra 24:
“Das profundezas do Ocidente da Europa, uma criança nascerá de gente pobre, aquele que por sua língua seduzirá uma grande tropa, sua fama aumentará para o reino do Oriente”.
Uma das profecias de Nostradamus que podem ter se tornado realidade mais comentadas é a do Grande Incêndio de Londres em 1666. A tragédia destruiu 13,2 mil casas e 87 igrejas, deixando mais de 100 mil desabrigados.
“O sangue dos justos faltará em Londres, queimado no fogo de 66: A antiga Senhora tombará de seu lugar alto, muitos da mesma seita serão mortos”, escreveu ele na Centúria II, Quadra 51.