Artes/cultura
19/07/2024 às 20:00•2 min de leituraAtualizado em 19/07/2024 às 20:00
Se tem uma coisa que os antigos romanos gostavam muito, era dos esportes e espetáculos envolvendo sangue. E o Coliseu, principalmente, foi o palco de várias batalhas envolvendo pessoas (os famosos gladiadores), mas também navegações e animais de vários tipos.
Divulgado recentemente, o trailer de Gladiador II, filme de Ridley Scott a ser lançado ainda em 2024, exibe vários eventos relativos dessa época, mostrando lutas entre homens mas também as veações (termo dado às batalhas com animais selvagens, que eram quase sempre chacinados na arena) e as naumaquias (espetáculos que envolviam batalhas navais). Mas nem tudo que o trailer mostra realmente aconteceu na Roma antiga.
As veações ou bestiários eram os espetáculos, concretizados na antiga Roma, em que os protagonistas eram os animais selvagens. Quase sempre eles eram mortos no final no embate. Poucos animais sobreviviam, embora por vezes eles confrontassem seus caçadores no Coliseu.
Documentos levantados por historiadores sugerem que as veações não eram tão comuns assim como sugere o trailer. Durante o século 4 d.C., apenas 10 dos 176 dias de jogo no Coliseu tiveram participação de animais (que podiam ser leões, crocodilos, elefantes, ursos, macacos e até rinocerontes). Isso provavelmente ocorria porque não era fácil organizar esse tipo de espetáculo, pois os animais tinham que ser adquiridos, mantidos vivos e enjaulados, e eventualmente soltos.
Há também episódios terríveis envolvendo esse tipo de luta. Uma delas ocorreu quando o imperador Tito abriu o Coliseu, em 80 d.C., e resolveu comemorar em 100 dias seguidos de jogos. No final desse período, cerca de 9 mil animais podem ter sido exterminados nessa grande matança. Mais tarde, o imperador Trajano iria mais longe, com um espetáculo que acabou com 11.000 animais mortos em 123 dias.
Um momento bem marcante do trailer de Gladiador II é quando vemos os gladiadores combatendo contra esses animais selvagens. Contudo, esta é uma cena equivocada por uma razão bem simples: eles não faziam parte desse tipo de show.
Na verdade, os lutadores especializados nessa categoria de espetáculo eram chamados de venatores ou bestiários, e eles costumavam entrar na arena altamente armados, operando como uma espécie de toureiro.
Também ocorria de homens condenados, como prisioneiros e escravos, serem jogados nesses shows para serem punidos. Nesse caso, se eles sobrevivessem, novos animais eram soltos até que todos os bestiários estivessem mortos.
Parece difícil de imaginar, mas o Coliseu também realizava batalhas navais, as chamadas naumaquias. O termo, aliás, designava na antiga Roma tanto o espetáculo em si quanto o espaço (como uma piscina) onde ele era encenado.
A primeira naumaquia ocorreu em 46 a.C. e foi oferecida por Júlio César ao povo de Roma para celebrar o seu quádruplo triunfo. A apresentação mobilizou 2 mil combatentes e 4 mil remadores, recrutados entre prisioneiros de guerra.
Mas elas não duraram tanto tempo. Registros históricos falam que elas foram abandonadas nos primeiros dois anos do Anfiteatro Flaviano, e depois retomadas em ambientes naturais como o Lago Fucino, que era um lago artificial inundado de montanhas próximas por ordem do imperador Cláudio em 52 d.C.
Só que, diferente do que é mostrado no trailer de Gladiador II, não há registro de participantes lutando contra tubarões. Isso não significa que animais não fossem colocados na água para tornar as batalhas mais emocionantes, mas é bem improvável que isso tenha envolvido tubarões. O trailer, contudo, mostra um homem morrendo nessa situação bem desagradável.