Ciência
15/09/2024 às 15:00•2 min de leituraAtualizado em 15/09/2024 às 15:00
Participar de um grande show de música é uma experiência muito intensa. Estar ao meio de milhões de pessoas compartilhando um mesmo espetáculo é algo que costuma ficar na memória para sempre.
Aqui, listamos os cinco maiores concertos da história, em termos de presença de público. Uma curiosidade: nenhum deles era um show pago. Todos foram gratuitos, ao menos parcialmente. E três deles, para nossa alegria, aconteceram no Brasil.
Madonna encerrou em 4 de maio de 2024, no Brasil, a sua Celebration Tour na famosa praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Estima-se que 1,6 milhão de pessoas estiveram presentes para ouvir a grande estrela do pop.
O show foi custeado à Prefeitura do Rio de Janeiro, que pagou cerca de R$ 20 milhões para trazer a cantora (os patrocinadores privados desembolsaram ainda mais dinheiro). Mas valeu a pena: as autoridades estimaram que o show tenha injetado quase R$ 300 milhões na economia da cidade.
Em 1991, o festival de heavy metal Monsters of Rock foi realizado na Rússia, apenas um mês após o golpe de estado fracassado da União Soviética. Bandas como AC/DC, Pantera, Metallica e The Black Crowes se apresentaram no Aeródromo de Tushino, em Moscou.
Estima-se um público de cerca de 1,6 milhão das pessoas no festival. Lars Ulrich, baterista do Metallica, já declarou que este teria sido um dos shows mais surreais da banda. A cobertura em vídeo do show mostra helicópteros Sikorsky voando sobre o local. Em entrevista a um podcast, Ulrich lembrou que havia “dezenas de milhares de soldados russos uniformizados que deveriam estar protegendo o público, e eles estavam tão envolvidos no show e curtindo junto quanto todas as crianças”.
Tem até brasileiro nessa lista. O cantor Jorge Ben Jor bateu um recorde com um show na véspera de Ano Novo na praia de Copacabana, que atraiu 3 milhões de pessoas lotando o espaço.
Foi um show animadíssimo, que teve uma participação mais do que ilustre: o cantor Tim Maia subiu ao palco e se juntou a Ben Jor para tocar grandes hits, como "País Tropical" e "Taj Mahal".
Em 1997, o compositor eletrônico francês Jean-Michel Jarre teve a oportunidade incrível de tocar para uma multidão na Universidade Estadual de Moscou, na ocasião do 850º aniversário da cidade. O evento atraiu cerca de 500 mil pessoas que pagaram ingresso, mais outras tantas que ficaram nas colinas ao redor da universidade, totalizando um público de 3,5 milhões de pessoas.
Em 1998, Jean-Michel Jarre afirmou que aquele show foi o momento mais incrível de sua vida, mas que quase ninguém no Ocidente ouviu falar desse evento porque ele ocorreu na noite anterior ao funeral da Princesa Diana.
Por fim, em primeiro lugar está o show realizado pelo cantor inglês Rod Stewart na virada de ano de 1994 para 1995, mais uma vez na praia de Copacabana. Estima-se que cerca de 3,5 milhões de pessoas tenham comparecido (embora algumas fontes aleguem que o público chegou a 4,2 milhões).
Esse evento foi tão grandioso que entrou para o Guinness, o livro dos recordes, como o "maior público de um show gratuito".