Ciência
10/11/2024 às 09:00•2 min de leituraAtualizado em 10/11/2024 às 09:00
Pode ser bem bizarro para alguns pais, mas muitos jovens gostam muito de passar nervoso enquanto jogam videogame. Diferente do que os mais velhos podem pensar, os jogos eletrônicos assustadores não são exatamente uma invenção nova: o primeiro foi feito em 1972.
Desde então, os desenvolvedores foram testando sempre os limites de quão aterrorizantes os jogos poderiam se tornar. A disputa é dura, mas aqui listamos 5 dos mais horripilantes de todos os tempos.
Resident Evil pode ser considerado o "vovô" dos videogames assustadores. A primeira versão foi lançada em 1996 pela desenvolvedora japonesa de videogames Capcom, e acabou inspirando toda uma geração de jogos de terror.
A história gira em torno de Chris Redfield e Jill Valentine, dois membros de uma força-tarefa que estão tentando encontrar seus companheiros desaparecidos em uma mansão cheia de zumbis. O game foi um dos primeiros a introduzir a dinâmica dos sustos repentinos, que normalmente são os que mais causam efeitos de medo.
Quem curte jogos de terror psicológico certamente guarda um espaço especial para a franquia Silent Hill. Mas aqui destacamos Silent Hill 2, que foi lançado em setembro de 200 e se inspirou no romance Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski.
O jogo se passa na cidade amaldiçoada de Silent Hill, no Maine. Ao jogar, você encarna o papel de James Sunderland, um homem que vai até Silent Hill para buscar sua falecida esposa após receber uma carta dela. A partir daí, ele explora o local para encontrar pistas, mas também se depara com monstros horripilantes que são as manifestações físicas de sua própria culpa e vergonha.
Lançado em 2007, BioShock é um deslumbrante jogo de horror que se passa debaixo d'água. Você está na pele de Jack, um sobrevivente de um acidente de avião que descobre uma cidade utópica subaquática chamada Rapture.
Este local foi desenvolvido para que as elites pudessem viver isoladas, mas rapidamente caiu em ruínas após uma série de acontecimentos, que envolviam também experiências de alteração genética. Ao mergulhar no jogo, você coleta armas para enfrentar os mutantes que andam por lá.
Outlast foi lançado em 2013 e imediatamente entrou para a lista dos jogos mais assustadores. O protagonista é Miles Upshur, um jornalista que vai até um hospital psiquiátrico no Colorado que foi invadido por pacientes perturbados. Ele investiga a suspeita de que a equipe do hospital estaria conduzindo experimentos desumanos com os pacientes.
Chegando lá, o que ele vê é assustador: os pacientes dominaram a equipe e estão soltos no hospital. Agora, é preciso explorar o hospital para encontrar uma maneira de escapar.
Until Dawn coloca os jogadores a sentir a experiência de estar sendo caçado. A história se passa em uma festa em uma cabana na Blackwood Mountain, envolvendo oito personagens que logo descobrem que eles não são os únicos por lá.
Cada escolha feita por um jogador causa mudanças no rumo da história, em um perfeito "efeito borboleta". O jogo foi muito elogiado na época de lançamento e continua dando sustos até hoje.