Ciência
28/10/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 28/10/2024 às 12:00
O Samhain (pronunciado “sau-in”) é um festival celta que marca o fim da temporada de colheita e o início oficial do inverno, junto como o Ano Novo, comemorado dia 1º de novembro. Na noite do dia 31 de outubro, dizem os povos gaélicos da Irlanda, o véu entre o mundo dos vivos e o mundo dos mortos se torna mais sutil, permitindo o retorno de espíritos falecidos à Terra.
Celebrado há mais de dois mil anos pelos descendentes dos celtas na Irlanda, País de Gales e Escócia, o Samhain é festejado durante três dias e três noites, e inclui vários rituais e tradições, como acender enormes fogueiras para afastar os espíritos malignos, deixar oferendas para os mortos e usar máscaras ou fantasias, uma prática depois adaptada pelo Halloween.
Entre os rituais pagãos (palavra usada pela Igreja Católica para identificar os que praticam religiões pré-cristãs), estão: as adivinhações e leituras de oráculos por meio de ossos e observação do fogo. Finalmente, são realizados os grandes banquetes, onde as pessoas compartilham os alimentos da colheita e bebem hidromel, cerveja e sidra de maçã.
Embora não haja consenso entre os especialistas sobre a origem desse feriado para comemorar o Dia dos Mortos, algumas tumbas neolíticas encontradas na Irlanda mostram um alinhamento com eventos celestiais que coincidem exatamente com a data do Samhain.
Para os antigos celtas, o ano se dividia em luz e escuridão. O Samhain marcava o fim do verão, obviamente a parte mais iluminada, e o início da metade mais fria e escura do ano, normalmente associada à morte.
Como o véu do mundo espiritual se ergue nessa época, é comum que, além dos espíritos dos mortos, algumas fadas e elementais também apareçam.
Com o passar do tempo, a igreja católica foi incorporando os rituais que chamava de pagãos. Em 835 d.C., o Papa Gregório IV oficializou o Dia de Todos os Santos em 1º de novembro. Com isso, o dia 31 de outubro se tornou o "All Hallows' Eve" (Véspera de Todos os Santos), e acabou evoluindo para o atual "Halloween".
Atualmente o Samhain "raiz" é celebrado tranquilamente, em casa, ou em grandes festividades, parecidas com os nossos carnavais. Em casa, os praticantes se reúnem para uma ceia, onde preparam as comidas preferidas de seus entes queridos que já morreram, e organizam uma “refeição silenciosa”, onde a mesa é posta ao contrário e lugares são reservados para os ancestrais que se foram.
Já para os interessados em comemorar o Samhain com outras pessoas, há muitos lugares no mundo que mantêm essa tradição, a maioria deles na Irlanda. A cidade de Derry, na Irlanda do Norte, é famosa por realizar a celebração de quatro noites, que é considerada o maior Halloween da Europa, atraindo em média 100 mil pessoas a cada ano.