Ciência
02/04/2024 às 12:00•3 min de leituraAtualizado em 02/04/2024 às 12:00
Recentemente, uma empresa de tecnologia anunciou o GameScent, aparelho plug and play que promete gerar os cheiros dos games através do uso de Inteligência Artificial. Disponível inicialmente nos EUA por US$ 150, a tecnologia geraria o cheiro a partir dos sons presentes nos títulos de jogos de diferentes consoles, como pólvora, plantas e outros tipos de odor.
Pensando nisso, imaginamos quais seriam os games com cheiros mais curiosos. Já imaginou sentir o cheiro da grama em uma partida de EA Sports FC, ou o odor de pneu queimado em uma fuga alucinada de GTA? Foi nesse esquema que montamos uma lista caprichada. Prepare seu olfato, ligue seu console e confira essa sequência.
No mundo dos jogos esportivos, poucos títulos movem tanto o olfato como o futebol. Imagine um título como EA Sports FC com o acréscimo da tecnologia da GameScent. O suor dos atletas, os alimentos vendidos no estádio, a fumaça dos sinalizadores, a chuva ou o gramado aparado há pouco.
Imaginar a composição entre os sons cada vez mais reais com a possibilidade de odores característicos do cenário criam uma experiência verdadeiramente única. Certamente, seria uma vivência única para quem ama o futebol e não perde um lançamento da Electronic Arts.
Criado pela mesma equipe responsável pelo GTA na Rockstar Games, Red Dead Redemption II é o título que leva os jogadores diariamente para o fim do velho oeste dos Estados Unidos, na virada do século XIX para o XX. Quase todos os odores possíveis de serem utilizados através do GameScent tornariam a jogabilidade impressionante.
O cheiro dos cavalos (e do que eles deixam pelo caminho), a pólvora que vai ao ar a cada tiroteio, o cheiro do orvalho nas cavalgadas matutinas ou do sereno ao cair da noite. Difícil imaginar uma sensação diferente de catarse que uma experiência deste tipo proporcionaria aos jogadores.
Resident Evil é uma das franquias de maior sucesso no mundo dos games — ninguém lança títulos há quase 30 anos se não mantiver os players animados. Agora, imagine a possibilidade de vivenciar aquele jogo, caminhar por Raccoon City e captar cada odor daquele ambiente inóspito, infestado de zumbis e outras criaturas horripilantes.
Não há dúvidas de que o cheiro metálico de sangue, ou o desagradável odor de carne apodrecida encontrada pelo mapa de cada título criado pela Capcom tornariam a jogabilidade ainda mais vívida. Acreditamos que é dever da GameScent pensar nestes aromas.
Criado pela Ghost Town Games, Overcooked é um título que leva os jogadores diretamente para a cozinha, onde, além de enfrentar os obstáculos do gerenciamento de chefs de cozinha, ainda precisam fugir dos perigos de elaborar receitas com tempo escasso.
Se comparado aos nomes anteriores em nossa lista, Overcooked pode parecer mais simples. Afinal, vale ressaltar que se trata de um jogo que envolve gastronomia. Imaginamos aqui a GameScent colocando à venda os deliciosos aromas de pizzas ficando prontas no forno à lenha, ou de hambúrgueres ficando perfeitamente cozidos na chapa, enquanto fatias de queijo são delicadamente postas sobre eles.
No entanto, é de se imaginar que a fabricante também precisaria incluir o cheiro de comida queimada, o que talvez criasse certa frustração — mas, quem sabe, impedisse os jogadores de tentarem comer os controles.
Tal como dissemos anteriormente no caso de Resident Evil, The Last of Us seria um jogo que se beneficiaria do aparelho da GameScent. Quem conhece o game sabe que parte considerável dos odores tem relação direta com a umidade — afinal de contas, que ambiente mais propício para a proliferação de fungos?
Outros aspectos também acrescentariam à experiência de jogar The Last of Us com ambientação olfativa: é de se imaginar que, em um universo pós-apocalíptico, a higiene pessoal não seja um atributo levado muito a sério. É de se imaginar, então o cheiro acre de suor, sangue e roupas sujas dominando o ambiente.
Ok, sabemos que pode não parecer tão atrativo a quem não é muito fã desse gênero de jogos de videogame, mas para os amantes não restam dúvidas do quanto agregaria à jogabilidade.