Estilo de vida
06/03/2018 às 13:31•1 min de leitura
Eis um nome que caiu feito uma luva! Tardis é a máquina do tempo da série "Doctor Who" e também o nome do dispositivo que os físicos acreditam que seja capaz de permitir a viagem no tempo.
Os pesquisadores Ben Tippet e David Tsang usaram o poder da matemática para descrever como a Tardis funcionaria e, de acordo com eles, essa fórmula prova que a viagem no tempo é teoricamente possível. É difícil de imaginar isso porque não é algo que alguém já tenha feito, mas na teoria é matematicamente viável.
Basicamente, a teoria tem relação com a curvatura do espaço-tempo, onde as quatro dimensões (as três do espaço, mais a do tempo) são imaginadas de tal maneira que o tempo poderia ser dobrado em um círculo, encurtando a distância para percorrê-lo.
A notícia pode até ser animadora — afinal, não é raro que alguém morra de vontade de dar uma espiadinha em um passado remoto —, mas infelizmente a máquina teria que ser alimentada por algum tipo de matéria muito específica que ainda não foi encontrada na natureza. Ou seja, existe a teoria do que é necessário para se criar uma máquina do tempo, mas a matéria-prima em si é desconhecida.
De qualquer forma, diante do avanço tão rápido da ciência, talvez algum dia surja a notícia de que o material necessário para criar a máquina do tempo tenha sido finalmente encontrado ou criado. Que tal, hein?