Artes/cultura
26/03/2018 às 05:30•2 min de leitura
Desde o ano passado, o terraplanista americano “Mad” Mike Hughes tenta colocar em prática seu plano para “provar” que a Terra é plana. A ideia era se lançar em um foguete caseiro construído por ele mesmo no Deserto de Mojave, no estado americano da Califórnia, e verificar se a curvatura do planeta realmente existe. No entanto, o plano falhou diversas vezes, por uma série de motivos diferentes. Agora, Mike finalmente conseguiu lançar seu foguete, apesar de não ter provado nada com isso.
O lançamento aconteceu no último sábado (24), em um local próximo da cidade de Amboy, e durou cerca de 4 minutos. Havia a possibilidade de mais um cancelamento, devido aos ventos fortes, mas Mike acabou tentando mesmo assim. Os paraquedas funcionaram normalmente durante a descida, e o piloto deixou o foguete apenas com uma dor nas costas. O vídeo abaixo mostra todo o acontecimento.
Em entrevista, ele falou estar aliviado de ter finalmente feito o que propôs: “Eu estou cansado das pessoas dizendo que eu me acovardei e não construí um foguete”. Apesar disso, Mike não conseguiu provar nada com o lançamento. Acontece que o foguete dele não chegou nem perto da altura necessária para que a curvatura da Terra seja vista, que é de cerca de 10,7 mil metros.
É por isso que o próximo projeto dele será criar um novo foguete que possa ser levado por um balão até a altura necessária. De fato, uma câmera amarrada a um balão é mais que suficiente para conseguir filmar a curvatura do planeta. Enquanto não consegue isso, Mike diz que pretende concorrer ao cargo de governador da Califórnia. Um documentário sobre ele também está sendo filmado e deve ser lançado ainda neste ano.
Terraplanista se lança em foguete, mas não consegue provar nada com isso via TecMundo