![a-maior-caverna-do-mundo-em-imagens-surpreendentes-thumb.png](https://mega.ibxk.com.br/2025/01/17/17123547026355.png?ims=288x164)
Ciência
18/10/2018 às 10:30•2 min de leitura
A erupção do Vesúvio — que acabou com a destruição das cidades de Pompeia e Herculano — ocorreu no ano 79 da Era Cristã e, com base em registros históricos, as estimativas dos pesquisadores apontavam que ela tinha se dado no dia 24 de agosto. No entanto, a descoberta de uma mensagem deixada por um trabalhador pompeano parece estabelecer uma data diferente para o ocorrido.
A tal mensagem consiste em um par de frases escritas com carvão encontradas na parede de uma casa situada no sítio arqueológico de Pompeia, e dizem: “o 16º dia antes das calendas de novembro”, e considerando que ‘calendas’ significa ‘primeiro dia do mês’, os pesquisadores fizeram os cálculos e concluíram que as inscrições foram feitas no dia 17 de outubro de 79 — o que significa que o Vesúvio só pode ter entrado em erupção depois disso. Veja:
(IFLScience!/Pompeii/Parco Archeologico)
Os arqueólogos encontraram a mensagem durante trabalhos de recuperação da tal casa e, com base na delicada inscrição — afinal, ela foi feita com carvão e sobreviveu à passagem de nada menos que 2 mil anos! —, determinaram que a catastrófica erupção deve ter ocorrido no dia 24 de outubro e não em agosto, como se pensava há séculos.
(Pompeii Sites)
De acordo com os arqueólogos, a mensagem foi deixada por um pedreiro que aparentemente estava trabalhando na reforma da residência — que, por sinal, jamais chegou a ser concluída (pense em uma reforma demorada!) — e a anotação situa a erupção do vulcão 2 meses depois do que o que se acreditava até agora. Incrível como um local que vem sendo estudado, vasculhado, visitado e escavado há séculos continue revelando segredos, né?
***
Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!