
Ciência
19/09/2019 às 09:30•2 min de leitura
O ser humano realmente tem uma fissura por velocidade. Perceba: alguns aviões comerciais conseguem alcançar de 880 a 950 quilômetros por hora e, os aviões supersônicos ultrapassam os 2 mil km/h. Esses são somente dois pequenos exemplos das façanhas científicas quando o assunto é velocidade e, embora eles sejam incrivelmente rápidos, um novo veículo está sendo testado para superá-los. Essa nova criação promete ser mais rápida do que o próprio som. Além disso, ela não viaja pelo ar ou pela água e, podemos dizer, também não utiliza o chão propriamente dito para se locomover.
Os responsáveis pelo veículo hipersônico são membros da Força Aérea dos Estados Unidos. Eles estão testando um foguete deslizante que excede a velocidade do som em 8,6 vezes, ou seja, a criação pode alcançar até 10.620 quilômetros por hora. O teste de rapidez foi realizado na Base Militar de Holloman, no Novo México.
Um vídeo de um teste do veículo foi gravado e postado no Youtube, contudo, por mais que se queira, não é possível enxergar o foguete quando ele passa em velocidade normal. Ele só fica "visível" aos olhos quando, em câmera lenta, o vídeo pausa justamente no momento em que passa — marcando, inclusive, a fração de sua velocidade naquele momento. O efeito é tão impressionante que nem mesmo quando sua velocidade é reduzida a um quarto no teste, os olhos humanos são capazes de flagrar o objeto ao vivo. Podemos afirmar, inclusive, que a enorme centelha produzida pela sua rapidez — que aparece nas imagens — não ajuda nem um pouco na missão de enxergar o foguete.
Basicamente, o deslizante hipersônico foi capaz de se mover a 1,6 quilômetros por segundo. Isso significa que a câmera gravou o vídeo de modo relativamente “atrasado”, sobrando pouco tempo para que o objeto aparecesse na tela. Em um piscar de olhos, as lentes da câmera já perderam o foguete de vista (e nós também).
Esses testes são realizados graças ao interesse especial que o exército tem em relação a esse tipo de tecnologia. Afinal, convenhamos, veículos com velocidades altas como essas podem ter excelente proveito militar. Isso significa, também, que é preciso verificar se a utilização desse tipo de tecnologia com mais frequência seria segura e conveniente.