Ciência
19/03/2020 às 04:00•1 min de leitura
Usando uma estratégia bastante arriscada, a NASA resolveu recuperar a InSight, que está no solo de Marte, com uma pancada na própria estrutura, usando o braço robótico do veículo, que tem uma pá na extremidade. A sonda de escavação ficou presa na superfície do Planeta Vermelho devido ao peso do conteúdo que ela mesma cavou.
A NASA tentou outros movimentos antes de usar o braço da InSight, mas não obteve sucesso. Sendo assim, usar a pá da sonda para dar balançar todo o objeto surgiu como a última alternativa. Apelidado de toupeira, o dispositivo ficou preso porque os cientistas não esperavam que o solo de Marte fosse tão pesado.
A bit of good news from #Mars: our new approach of using the robotic arm to push the mole appears to be working! The teams @NASAJPL/@DLR_en are excited to see the images and plan to continue this approach over the next few weeks. ?? #SaveTheMole
— NASA InSight (@NASAInSight) March 13, 2020
FAQ: https://t.co/wnhp7c1gPT pic.twitter.com/5wYyn7IwVo
Embora tenha tido sucesso, a agência espacial reconheceu que o movimento foi arriscado e poderia ter danificado a sonda. Nas extremidades do equipamento ficam localizadas as linhas de energia e comunicação; mesmo que tudo permanecesse intacto, se as linhas fossem rompidas a InSight poderia ficar inativa ou sem possibilidade de controle remoto.
Felizmente, os engenheiros tinham treinado movimentos desse tipo por meio de simulação, o que permitiu que alcançassem uma maior margem de acerto.
A missão da InSight é penetrar o solo de Marte para analisar as variações de temperatura no interior do planeta e compará-las com as apresentadas na Terra. Como a pancada com a pá resolveu o problema de soterramento, a NASA disse que pode utilizar a tática outras vezes, caso seja necessário.