
Ciência
14/12/2020 às 11:00•1 min de leitura
No próximo dia 17 de dezembro, uma rara relíquia da história da computação será leiloada no mercado online. O artigo em questão se trata de um dos primeiros mouses já inventados, que se destaca por ter sido apresentado em uma das convenções mais importantes da Era da Informação. Sediada em 1968, a chamada “Mãe de Todas as Demonstrações” apresentou ao mundo conceitos tecnológicos utilizados até hoje.
Este modelo de mouse, patenteado por Douglas Engelbart em 1967 no Instituto de Pesquisa de Stanford (SRI, em inglês), possui três botões na sua parte superior e funcionava por meio de dois discos de metal em sua parte inferior, responsáveis por emitir as coordenadas X e Y nas telas dos computadores. Eventualmente, a tecnologia foi licenciada pela Apple, que tinha como objetivo trazê-la para as massas de forma acessível e simplificada.
O mouse a ser leiloado foi um presente de Robert para seu amigo e Diretor de Relações Públicas da Logitech, Serge Timacheff. Ele foi anunciado junto de uma carta de autenticidade pelo próprio dono, que o utilizou de forma decorativa durante todo esse tempo em sua mesa de escritório.
O valor deste mouse pode chegar a até U$ 800 (cerca de R$ 4 mil, em conversão direta), considerando que ele apresenta alguns arranhões em suas laterais e, além disso, teve seu cabo original arrancado para não ocupar espaço como objeto decorativo. É possível dar lances pelo artigo até a próxima quinta-feira (17), no site RR Auction, clicando neste link.
Relíquia: um dos primeiros mouses da história será leiloado via TecMundo
Transforme seus pratos e bebidas em um verdadeiro show de luzes com ingredientes simples e um pouco de ciência.
Dependendo de certas situações, o seu chocolate pode ficar um pouco esbranquiçado. Mas dá para comer mesmo assim.
Criado no século 18, o cianômetro uniu ciência e fascinação pelo céu.
Os cientistas ainda não entenderam totalmente por que alguns gatos são malhados e outros não.
A busca por alienígenas exige muita criatividade, já que a vida fora da Terra pode não se parecer em nada com a nossa.
Sob a vasta floresta da Amazônia, existe um rio subterrâneo que desafia as convenções e revela segredos das profundezas da Terra.
De acordo com a ciência, as jogadas com os dados seguem um padrão.
As montanha Candy Cane são feitas de xisto e outras rochas sedimentares que mudaram de cor com base no contato com a água de um antigo mar.
Onkalo é uma caverna subterrânea na ilha de Olkiluoto, preparada durante 15 anos para receber os resíduos nucleares das usinas da Finlândia durante 100 anos.