Como a cor da água explica o tom do mundo que vemos?

08/04/2023 às 06:002 min de leitura

Quando criança, você provavelmente já se perguntou qual a verdadeira cor da água, certo? Para quem observa o mar, dizer que a cor da água é azul talvez seja a resposta mais certeira. Porém, ao olharmos um copo d'água de perto logo notamos que ela também pode ser transparente em sua forma mais pura. Logo, qual a resposta certa?

No fim das contas, a água é um passo fundamental para entendermos como nossos olhos absorvem as cores e interpretam todos os tons do mundo. E para entendermos isso, também precisamos falar um pouco sobre física. Portanto, se você está tentando entender como tudo isso funciona, nós tentaremos falar mais sobre esse assunto nos próximos parágrafos. Veja só!

Interpretação das cores

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

A forma como os seres humanos enxergam as cores existentes em nosso planeta esta diretamente relacionado ao olho humano, à água e algo muito interessante: os nossos antepassados de bilhões de anos atrás. Em primeiro lugar, precisamos entender que a luz visível faz parte da radiação eletromagnética transmitida em formato de ondas, que por sua vez pode ser percebida pelos nossos olhos.

Dentro dessas ondas magnéticas, existe uma divisão feita pelo comprimento de cada onda, ou a distância entre os picos que cada uma dessas ondas de luz possuem. Assim, classificamos o espectro eletromagnético do maior para o menor comprimento de onda, seguindo a ordem das ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios X e raios gama. 

Em geral, as primeiras delas são praticamente inofensivas para os seres humanos, enquanto os raios X e raios gama podem ser prejudiciais. Em relação às cores, cada objeto no mundo recebe a mesma luz visível, mas podem apresentar cores diferentes. E por que isso acontece? Tudo depende da absorção e reflexão.

Reflexão das cores

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Em seus estudos, Isaac Newton definiu o espectro visível em sete cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta. Quando um objeto se apresenta ao mundo na coloração vermelha, isso significa que ele absorveu todas as outras cores, mas passou a refletir o vermelho — que é a informação que o seu cérebro receberá.

Mas por que isso acontece? Tudo está relacionado à estrutura interna dos átomos que compõem esse objeto. Tendo isso em mente, podemos voltar ao tópico dito no começo do texto e entendermos porque a água pode apresentar diferentes cores em diferentes cenários.

Quando vemos um copo d'água, que está sem qualquer tipo de impurezas, podemos verificar que ela é incolor ou transparente. Porém, a água do mar acaba variando entre tons de azul e verde. O motivo dessa transformação é porque grandes quantidades desse líquido reúnem outros fatores na equação.

No mar, por exemplo, as primeiras camadas de água até chegam a absorver a cor vermelha, enquanto o azul chega a profundidades maiores sem ser absorvido nem refletido. Os tons de azul só são enxergados pelos humanos pois as impurezas presentes nesse ambiente permitem que essa cor seja refletida. Caso não houvessem impurezas, nós provavelmente conseguiríamos enxergar o fundo do oceano — somente em situações de muita profundeza, onde a água se apresentaria para nós como preta. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: