Afinal, o que é uma voçoroca e como ela se forma?

14/05/2023 às 12:002 min de leitura

O nome é curioso, mas as voçorocas são muito comuns na paisagem — muito mais do que deveriam ser, na verdade. A voçoroca é um fenômeno geológico relacionado à erosão do solo, que acontece quando a terra já degradada sofre deslizamentos com a ação das chuvas.

Na prática, surgem crateras na paisagem. Essas crateras têm um solo pobre e morto, que não serve para o crescimento da vegetação. Além disso, nas cidades, as voçorocas podem causar grandes riscos para a população. 

Um exemplo recente é o de Buriticupu, cidade maranhense a 415 km de São Luís. Em março de 2023, as chuvas causaram deslizamentos e crateras de até 600 metros de extensão e 70 de profundidade começaram a se abrir pela cidade. 36 pessoas precisaram de resgate.

De acordo com a Prefeitura de Buriticupu, uma única voçoroca "engoliu" três ruas e mais de 50 casas nos últimos 10 anos, à medida que mais chuvas caíam e a cratera aumentava.

Como as voçorocas se formam?

Voçoroca em Buriticupu, Maranhão (Fonte: Marinho Drones/Reprodução)Voçoroca em Buriticupu, Maranhão (Fonte: Marinho Drones/Reprodução)

Toda voçoroca é um buraco, mas nem todo buraco na terra é uma voçoroca. Esse fenômeno ocorre por um conjunto de razões, relacionadas à erosão e à degradação do solo.

Ele começa a se formar quando o solo já está degradado pelo desmatamento. Então, a água das chuvas compacta e desagrega parte desse solo, então acaba se concentrando abaixo da superfície, em uma região onde o solo se torna mais rígido. 

Esse solo mais macio da superfície fica cada vez mais instável pela ação das chuvas. Porém, há quase um rio correndo por baixo desse solo, desgastando-o cada vez mais. Então, a ação das próximas chuvas sobre uma terra já instável pode fazer tudo desmoronar de uma vez.

É aí que se forma a voçoroca, derrubando tudo que há em cima dessa terra: ruas, casas e até pessoas. Como as 36 que tiveram de ser resgatadas em Buriticupu.

O problema das voçorocas e como preveni-las

(Fonte: Antônio Fábio Sabbá Guimarães Vieira/Portal Amazônia/Reprodução)(Fonte: Antônio Fábio Sabbá Guimarães Vieira/Portal Amazônia/Reprodução)

Além do risco à segurança das cidades, as voçorocas são um grave problema ambiental. Elas contribuem para o assoreamento dos rios, já que a terra carregada pelos deslizamentos pode se depositar nos lençóis freáticos, aumentando o nível dos rios. 

Além disso, as voçorocas são causadas pela erosão do solo e tornam a terra ainda mais pobre. A vegetação se torna mais escassa na região, pois não consegue se desenvolver nas crateras — tornando o problema cada vez mais presente. 

Ainda que existam outros fatores relacionados à formação das voçorocas, como a frequência das chuvas e a própria composição do solo, a preservação é a melhor forma de prevenir esse problema. Ou seja, manter a vegetação nativa e evitar construções próximas às crateras.

As pessoas que moram no entorno das voçorocas que já existem precisariam se mudar para outros lugares. Toda a região teria que receber muita vegetação para tentar recuperar o solo, uma tarefa que não é simples. Assim, quando novas chuvas caírem, haveria menos riscos de novos deslizamentos. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos

Pesquisas anteriores: