Qiantang: conheça o rio chinês com a 'maré de escamas de peixe'

03/11/2023 às 04:302 min de leitura

Conhecido por atrair surfistas em busca de uma das maiores pororocas do mundo, o rio Qiantang, no Sudeste da China, também ficou famoso devido a um outro fenômeno natural que passou a acontecer recentemente. Estamos falando da “maré de escamas de peixe”.

O intrigante padrão de maré inclui ondas em espiral que se parecem com escamas de peixe na superfície da água, chamando a atenção de quem passa pela região. Ele foi observado pela primeira vez em 2021, durante uma investigação científica que tinha outros alvos naquele ambiente de transição entre o rio e o mar.

A formação diferenciada nas águas do rio chinês logo atraiu os olhares de pesquisadores de todo o planeta, devido à sua raridade. Segundo antigas tradições do país asiático, o mês de agosto é a melhor época do ano para observar as marés, e com esta novidade não é diferente.

Ela só acontece sob determinadas condições, mas como foi descoberta há pouco tempo, ainda não se sabe quais são os motivos exatos que levam ao surgimento do padrão.

Como nascem as ondas em forma de escamas do rio Qiantang?

A combinação de fatores relacionados à topografia, astronomia e direção do vento é uma das razões da formação da curiosa maré do rio Qiantang, conforme o site INF News. Pelo lado topográfico, a influência vem do formato do estuário, estreito na foz e muito largo na área em que acontece o encontro com o mar.

Com a dificuldade enfrentada pela água salgada para chegar à maré alta, há um acúmulo contínuo de energia formando pequenos maremotos. Além disso, a presença de muitos sedimentos no rio dificulta o fluxo das águas, contribuindo para o surgimento de ondas sobrepostas.

(Fonte: VCG/ECNS/Reprodução)(Fonte: VCG/Getty Images/Reprodução)

Já do ponto de vista astronômico, a publicação explica que a lua e o sol exercem um papel essencial na formação do fenômeno natural. A influência dos astros celestes seria ainda maior em meados de agosto, quando eles estão em alinhamento com a Terra, potencializando o efeito gravitacional, juntamente com os fortes ventos que sopram ali.

A página FyFluidDynamics também especulou sobre como é formada a maré de escamas de peixe, citando igualmente a combinação de fatores. Entre eles, o site destaca a presença de correntes rotativas capazes de mudar de direção sem alterar a velocidade, levando as ondas a colidirem em ângulos oblíquos perfeitos para o surgimento do padrão.

Ondas de até 9 m de altura

O Qiantang também atrai muitos turistas interessados em ver as ondas gigantes causadas pela maré alta formadas em suas águas em determinadas épocas do ano. Em algumas ocasiões, elas chegam a ter cerca de 9 m de altura.

Esta atração, uma espécie de “tsunami fluvial”, também é chamada de “dragão de prata” e já causou alguns incidentes na região.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: