Aquífero de 6 milhões de anos é descoberto no sul da Itália

20/12/2023 às 12:002 min de leitura

A ilha da Sicília, assim como boa parte do território italiano e de seus países vizinhos, como a Grécia, é conhecida por suas paisagens paradisíacas. Mas para os geólogos, não é apenas a sua superfície que chama a atenção, mas também os processos ocorridos abaixo dela.

Um deles permaneceu desconhecido por bastante tempo, mas foi revelado em um estudo publicado no dia 22 de novembro no jornal Communications Earth & Environment.

Descobrindo um aquífero no sul do território italiano

Uma espécie de piscina subterrânea foi descoberta abaixo das montanhas Hyblaean, situada entre 700 e 2500 metros de profundidade, na porção sul do país. Ainda segundo o estudo, foram diversos eventos que, combinados, teriam desempenhado um papel decisivo na formação dessa reserva de água.

Tudo teria começado há cerca de 6 milhões de anos, quando uma grande quantidade de água doce se acumulou sob a superfície, após a formação de um episódio chamado de crise de salinidade messiniana. Acredita-se que isso teria ocorrido enquanto o oceano ao redor do Estreito de Gibraltar avançava sobre o Mar Mediterrâneo, restringindo este último a uma área isolada, já que estaria evaporando.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Formação da reserva de água

Nesse período em específico, estudiosos acreditam que parte do fundo do Mar Mediterrâneo ficou exposta à ação de chuvas. Foi assim, portanto, que a água proveniente dessas precipitações, com o passar do tempo, avançou rumo às camadas mais profundas da superfície.

As rochas carbonáticas, presentes nessa área, por sua vez, teriam atuado como uma esponja, abrigando os fluidos. Os pesquisadores acreditam que essa crise de salinidade teria durado em torno de 700 mil anos.

Mas assim que o nível do mar retomou a patamares considerados normais, o processo de formação do aquífero foi interrompido. Dessa forma, essa grande reserva de água teria se mantido preservada até os dias atuais.

(Fonte: Getty Images/Reprodução)(Fonte: Getty Images/Reprodução)

Projeção do aquífero

Vale destacar que o aquífero está inserido dentro dos limites da Formação Gela, conhecida por abrigar reservas de petróleo. Inclusive, os dados públicos disponíveis acerca dos poços usados no processo de extração foram aproveitados para fazer uma projeção do aquífero.

O modelo 3D desenvolvido pelos pesquisadores indica que a reserva contém 17,5 quilômetros cúbicos de água. Além disso, a projeção também foi utilizada para oferecer uma visão mais detalhada de como o aquífero teria se formado no passado.

A partir dessa revelação, a expectativa é que essa água doce possa ser utilizada para abastecer os moradores da Sicília, que fazem parte de uma região que tem sofrido com a escassez hídrica nos últimos tempos.

Segundo Lorenzo Lipparini, pesquisador da Universidade de Malta e principal autor do estudo, "os recursos hídricos subterrâneos profundos em todo o mundo representam uma importante fonte potencial de água não convencional, que pode apoiar as necessidades crescentes, também ligadas ao crescimento demográfico global".

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: