Ciência
25/07/2024 às 08:00•3 min de leituraAtualizado em 25/07/2024 às 08:00
A natureza tem uma maneira única de esculpir obras de arte ao longo de milhões de anos, criando formações rochosas que nos deixam boquiabertos. Através da ação de vento, água e outros elementos, a Terra deu forma a estruturas que parecem saídas de um conto de fadas ou de um filme de ficção científica. Aqui estão seis dessas formações rochosas que definitivamente vão te surpreender.
A Islândia é famosa por suas paisagens vulcânicas e uma de suas formações mais impressionantes é a Cabeça de Elefante, localizada em Heimaey, uma das ilhas do arquipélago Vestmannaeyjar. Essa rocha parece tanto com a cabeça de um elefante, com sua tromba estendendo-se até o mar, que é difícil acreditar que não foi esculpida por mãos humanas.
Na verdade, a aparência realista se deve à composição de basalto da rocha, que dá uma textura enrugada e cinzenta, semelhante à pele de um elefante. A formação é resultado das erupções do vulcão Eldfell, que continua ativo até hoje.
Nas remotas montanhas Urais do Norte, na Rússia, sete imponentes pilares de pedra, conhecidos como Manpupuner, ou Sete Homens Fortes, erguem-se de uma paisagem plana. Essas formações, que variam de 30 a 42 metros de altura, têm uma presença espiritual poderosa e são cercadas de lendas e mitos.
Para os povos indígenas Mansi, essas rochas são sagradas e possuem um significado espiritual profundo. Acredita-se que elas foram esculpidas por forças sobrenaturais, e a área é considerada um local onde os desejos são deixados para trás, criando um sentimento de paz.
Embora a escalada dessas formações não seja encorajada devido ao seu status sagrado, a simples visão delas já é uma experiência mística.
A Princesa da Esperança, localizada no Parque Nacional Hingol, no Baluchistão, Paquistão, é uma formação rochosa moldada pelos ventos e chuvas ao longo dos séculos. Esta figura esculpida naturalmente parece uma dama de pé, olhando para o horizonte, como se estivesse procurando esperança. O nome poético foi dado pela atriz de Hollywood Angelina Jolie durante uma visita em 2002.
A Princesa da Esperança é uma das várias esculturas naturais do parque, que também abriga o Leão do Baluchistão e a Esfinge do Baluchistão. Além das formações rochosas, o Parque Nacional Hingol é o maior do Paquistão e oferece uma rica diversidade de vida selvagem, incluindo mamíferos e répteis, além de praias deslumbrantes.
A Noruega é lar de algumas das formações rochosas mais deslumbrantes do mundo, e a Pedra de Púlpito (Preikestolen) é uma delas. Localizada acima do lindo Lysefjord, esta formação se ergue a mais de 600 metros de altura e tem um topo plano que oferece vistas espetaculares. A caminhada até a Pedra de Púlpito é uma das mais populares da Noruega, atraindo turistas de todo o mundo.
A história da formação remonta ao final do século XIX, quando foi descoberta por Thomas Peter Randulf e seu amigo Ole Hausken. Hoje, é um dos símbolos naturais mais icônicos da Noruega e continua a fascinar visitantes com sua majestosa presença.
No interior da Austrália Ocidental, perto da pequena cidade de Hyden, encontra-se a Wave Rock ("Rocha de Onda", em tradução livre), uma formação de granito que parece uma onda gigante prestes a quebrar. Com 15 metros de altura e 110 metros de comprimento, esta rocha tem uma aparência ondulada criada pelo intemperismo químico e erosão ao longo de milhões de anos.
As listras coloridas na rocha são resultado de minerais que foram lavados pela chuva. Wave Rock é parte do Cráton Yilgarn, uma das mais antigas massas terrestres do planeta, formada há cerca de 2,5 bilhões de anos. A rocha não só atrai turistas, mas também fotógrafos que buscam capturar suas cores em constante mudança ao longo do dia.
Nos Estados Unidos, o Arizona abriga uma formação rochosa igualmente impressionante conhecida como "The Wave", ou "A Onda". Localizada dentro do Coyote Buttes North, no deserto Paria Canyon-Vermilion Cliffs Wilderness, esta formação de arenito Navajo foi esculpida principalmente pelo vento, criando uma superfície ondulada que parece fluir como água.
A visita a The Wave é restrita devido à sua delicadeza e popularidade, com um sistema de loteria para limitar o número de visitantes diários. As cores vibrantes e as formas sinuosas da rocha fazem dela um destino de sonho para fotógrafos e aventureiros.