Como os genes influenciam a sua personalidade?

03/10/2024 às 03:002 min de leituraAtualizado em 03/10/2024 às 03:00

Você já parou para pensar em como nossos genes moldam nossa personalidade? Pois a ciência está revelando novas conexões genéticas que influenciam diretamente os traços que nos tornam quem somos.

Recentemente, uma equipe de pesquisadores da Yale School of Medicine (YSM) fez avanços nessa área ao identificar novos loci genéticos, ou seja, regiões específicas no DNA, associadas aos traços de personalidade. As descobertas foram publicadas na revista Nature Human Behavior.

Os cientistas encontraram fortes evidências ligando genes aos traços conhecidos como os “Big Five”: extroversão, abertura à experiência, amabilidade, neuroticismo e conscienciosidade. Mas o que essas descobertas realmente significam para nossa saúde mental e bem-estar?

O que há de novo sobre os “Big Five”?

Os cinco traços de personalidade. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Os “Big Five”, como são conhecidos os cinco traços de personalidade, são amplamente estudados no campo da psicologia, servindo como uma forma de entender e medir diferentes aspectos da nossa personalidade.

A partir de avaliações feitas por questionários e da análise de amostras genéticas, os pesquisadores conseguiram associar 62 novos loci genéticos ao neuroticismo e, pela primeira vez, ligaram genes à amabilidade. Esse avanço foi possível graças à combinação de dados genéticos e análises detalhadas das variações no DNA dos participantes.

Ao todo, mais de 200 loci foram descobertos, todos ligados aos cinco principais traços de personalidade. Apesar desse grande passo, os pesquisadores apontam que ainda é necessário expandir esses estudos para incluir mais diversidade entre os participantes, uma vez que, até agora, a maioria dos dados vem de pessoas de ascendência europeia.

Essas descobertas trazem novas possibilidades para entender como as variações genéticas influenciam características como extroversão e neuroticismo e como esses traços se manifestam em diferentes populações ao redor do mundo. A diversidade genética se torna fundamental para que esses resultados possam ser generalizados de maneira mais abrangente.

Genes, personalidade e saúde mental: qual a relação?

Alguns genes podem influenciar a predisposição a problemas de saúde mental. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Além de compreender como nossos genes moldam nossa personalidade, os cientistas também estão investigando como esses traços se conectam à saúde mental.

Uma forte correlação foi observada entre o neuroticismo e problemas como depressão e ansiedade. Por outro lado, pessoas com altos índices de amabilidade mostraram menor predisposição a desenvolver esses distúrbios. Essas descobertas oferecem uma validação genética ao que a psiquiatria já sugeria há tempos, mas também trazem um novo olhar.

Segundo os pesquisadores, embora a genética tenha um papel importante na definição da personalidade, isso não significa que nossas características sejam imutáveis. Afinal, a personalidade pode mudar ao longo da vida, e existem maneiras de desenvolver estratégias que nos ajudem a enfrentar os riscos relacionados à saúde mental.

Contudo, mesmo que os genes influenciem a nossa personalidade, eles não determinam totalmente quem somos ou seremos. Conhecer essas correlações pode permitir intervenções mais precoces, especialmente em pessoas com maior predisposição a doenças mentais, resultando em uma melhor qualidade de vida e saúde.