Estilo de vida
23/05/2024 às 12:00•2 min de leituraAtualizado em 23/05/2024 às 12:00
É certo que os dinossauros foram extintos há aproximadamente 60 milhões de anos, mas isso não faz com que paremos de imaginar sobre suas vidas, não é mesmo? Afinal, como eles realmente viviam? Quem eram os mais poderosos? Ou até mesmo: quais deles eram os mais rápidos? Em termos gerais, velocidade não é exatamente algo fácil de medir.
Filmes como Jurassic Park podem até mostrar os gloriosos velociraptores como animais extremamente rápidos, mas será que eles eram os mais velozes de todos? Determinar o comportamento dos dinossauros envolve vários processos, uma vez que é raro registros fósseis guardarem qualquer tipo de atividade. Mas é para isso que serve a ciência.
Estudos indicam que não sabemos com absoluta certeza qual foi o dinossauro mais rápido a pisar na Terra. Porém, nós temos alguns indicadores de quais grupos provavelmente estiveram entre os mais velozes. Um dos candidatos mais promissores para esse título teria sido o Ornithomimosauria, um grupo de dinossauros que se parecia com um avestruz moderno.
Uma característica anatômica que pode indicar a velocidade de um animal é o comprimento de suas coxas e das canelas. Essas informações podem ser usadas em modelos científicos para estimar a velocidade de dinossauros. De acordo com esses dados, estimativas colocam o Velociraptor correndo em uma velocidade de cerca de 40 km/h.
"Teria sido bastante rápido para os padrões dos dinossauros, mas não o mais rápido", disse o pesquisador do Museu de História Natural de Londres Dr. David Button em comunicado oficial. O Ornithomimosauria, por sua vez, teria sido capaz de atingir velocidades de até 48 km/h.
De acordo com pesquisadores, as trilhas deixadas por dinossauros na Terra são uma forma de investigar a velocidade que eles se moviam. Com essas informações, investigadores podem observar uma sequência de pegadas deixadas por um indivíduo e criar uma estimativa com base na pegada e no tamanho dos pés.
Segundo dados fornecidos pelo Museu de Paleontologia da Universidade da Califórnia, a velocidade mais rápida de um dinossauro determinada por rastros até agora foi de 43,5 km/h — o que seria mais devagar do que Usain Bolt quando conquistou seu recorde mundial de velocidade (44,7 km/h).
Um problema encontrado pelos pesquisadores é que as pistas se preservam melhor em terreno macio, o que significa que temos apenas uma visão limitada da velocidade dos dinossauros. Por esses motivos, a ciência atualmente se apoia em abordagens de robótica evolutiva para modelar a rapidez dessas incríveis criaturas com base em suas anatomias.
Para os modelos computacionais musculoesqueléticos, o dinossauro mais rápido identificado até aqui foi o compsognato, um pequenino predador que também aparece em Jurassic Park. De qualquer forma, sorte a nossa de não termos que apostar corrida contra nenhum desses gloriosos répteis do passado.