Esportes
16/04/2013 às 11:09•3 min de leitura
Crédito: Shutterstock
No dia 14 de abril comemoramos o Dia Internacional do Café, essa bebida tão saborosa que está presente no dia a dia de cada um de nós. Afinal, quem resiste àquele cafezinho que desperta pela manhã, que complementa na hora do almoço ou que aquece no fim do dia?
Para que você possa comemorar a data de um jeito diferente, selecionamos algumas receitinhas especiais que têm o café como o principal ingrediente. São opções de mousse, pudim, sorvete e até uma versão diferente do cafezinho preto que tomamos todos os dias.
Além disso, o chef de cuisine e professor Guilherme Guzela, da empresa Eh Gastronomia, ainda compartilha uma receita clássica de Tiramisù e explica um pouco das origens de uma das sobremesas mais famosas confeccionadas com café.
Não deixe de conferir e, melhor, de experimentar todas as receitas!
Crédito: Shutterstock
Você sabia que o nome Tiramisù significa “coloque-me para cima” (ou “puxe-me para cima”)? Pois é, essa é uma sobremesa típica da Itália, que teve sua origem na cidade de Treviso, ao norte do país, próximo a Veneza. Hoje é uma das sobremesas mais conhecidas e feitas ao redor do mundo. O nome tem esse significado principalmente por causa do café! É justamente o efeito energético da cafeína que inspirou o nome da sobremesa.
Ingredientes
Modo de preparo
Separe as claras das gemas. Divida o açúcar em duas partes. Com metade do açúcar, bata as gemas até que fiquem brancas. Reserve. Em outra tigela, ou na batedeira bem limpa, bata as claras em neve, só depois que estiverem bem firmes coloque o açúcar. Reserve. Na tigela com as gemas batidas, acrescente o mascarpone às gemas e bata até que fique consistente, no ponto de um chantilly. Retire da batedeira e junte as claras em neve aos poucos, mexendo de baixo para cima. “Tempere” essa mistura com um pouco de licor de café (mais ou menos 50 mL). Faça o café solúvel em água quente e deixe esfriar bem, depois misture com o restante do licor. Disponha uma camada do creme na base de uma travessa. Molhe os biscoitos rapidamente no café com licor e faça uma camada uniforme sobre o creme. Divida o creme que sobrou em duas partes e cubra essa camada de biscoitos com uma parte do creme, formando uma camada uniforme e fina, que esconda todos os biscoitos, mas que não fique muito espessa. Polvilhe cacau em pó sobre tudo. Continue com mais uma camada de biscoitos banhados, coloque o restante do creme e termine com cacau em pó. Essa camada de cacau deve ser bem espessa, para esconder todo o creme!
Dica do chef: Na Itália, contamos com um queijo típico chamado Mascarpone, que é muito rico em gordura e tem uma consistência bastante cremosa. Esse queijo, quando batido na batedeira, dá uma cremosidade ao doce. Como o mascarpone italiano é muito diferente do que encontramos no Brasil e como em alguns lugares ele não é acessível, é possível trocá-lo por creme de leite fresco, a famosa nata! A substituição vai um pouco contra a receita original, mas é uma forma de fazer o doce sem a desculpa de que não foi possível encontrar todos os ingredientes!
Crédito: Shutterstock
Ingredientes
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador até misturar bem. Coloque a mistura em taças de sobremesa e leve para gelar até que o doce adquira consistência de mousse por cerca de 4 horas. Na hora de servir, coloque raspas de chocolate ou polvilhe chocolate em pó sobre o doce para decorar.
Ingredientes
Crédito: Shutterstock
Modo de preparo
Ferva a água com todas as especiarias para obter uma infusão. Deixe esfriar e depois coe. Aqueça a infusão e use-a para preparar o Café com Especiarias com a quantidade de pó de café indicada. Adoce e sirva bem quente acompanhado com casca de limão.
Crédito: Shutterstock
Ingredientes
Modo de preparo
Aqueça o leite e dissolva o café solúvel e o chocolate em pó. No liquidificador, bata o leite com o café e o chocolate, o leite condensado e as gemas. Despeje a mistura em uma fôrma de pudim untada. Cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido, em temperatura média (180º), em banho-maria por 60 minutos. Retire do forno e espere esfriar. Coloque na geladeira por 3 horas. Desenforme o pudim, decore com o chocolate granulado e sirva em seguida.
Crédito: Shutterstock
Ingredientes
Modo de preparo
Prepare o café com a quantidade de água indicada. Após esfriar, acrescente as gemas. Utilizando a tigela da batedeira, bata as claras com o açúcar até formar um merengue firme. Em outra tigela maior, bata as gemas com o café para obter uma gemada. Acrescente o doce de leite e o creme de leite. Depois adicione o merengue aos poucos, misturando tudo delicadamente. Coloque em pote plástico com tampa e leve ao freezer para congelar por 4 horas.
Dica: Procure preencher todo o pote com o sorvete para não deixar que espaços vazios no interior formem cristais de gelo sobre a sua superfície.