Ciência
20/03/2012 às 16:26•1 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Você já deve ter se perguntado por que as mulheres passam tanto tempo em frente ao espelho, em meio a blushes, batons, sombras e máscaras. Talvez uma pesquisa realizada recentemente e divulgada ontem, 19 de março, no jornal britânico The Daily Mail esclareça suas dúvidas.
Segundo o estudo encomendado pelo Vitality Show – um programa inglês de beleza e saúde feminina –, muitas mulheres sentem que ir para o trabalho sem usar maquiagem pode ser mais estressante do que falar em público, comparecer a uma entrevista de trabalho ou até mesmo ir a um primeiro encontro.
Para chegar a esses resultados, a pesquisa contou com três mil mulheres. Entre elas, metade declarou que não vê problemas em receber os amigos, familiares ou o parceiro sem estar usando maquiagem. Mas quando o assunto é trabalho, 70% das entrevistadas revelaram que não gostariam de ser vistas por seus colegas de trabalho ou superiores se estivessem com o cabelo desarrumado e sem qualquer maquiagem.
Fonte: Thinkstock
É interessante notar que isso acaba se refletindo nos hábitos diários das mulheres. O estudo sondou as voluntárias e descobriu que as mulheres costumam se levantar 30 minutos antes de seus parceiros para poderem se arrumar a tempo antes do trabalho. Desses 30 minutos, 21 são gastos com a maquiagem.
Outros números da pesquisa ainda surpreendem. Cerca de 90% das entrevistadas afirmaram que cancelariam um encontro se não tivessem a chance de se aprontar adequadamente. Outros 31% assumiram que não entrariam na academia sem antes ter passado alguma maquiagem. O mais impressionante é que uma em cada seis mulheres declarou que sequer atenderiam a porta de suas casas caso estivessem de cara lavada.
Mas é preciso ter bom senso e saber os limites de cada ambiente de trabalho. Um estudo realizado no ano passado e divulgado no mesmo jornal apontou que um em cada três chefes acha que suas funcionárias usam maquiagem em excesso.