Ciência
10/08/2012 às 13:18•1 min de leitura
Fonte: Thinkstock
Homens em situação de stress se interessam mais por mulheres acima do peso, revela um estudo recente publicado no periódico científico PLoS ONE.
A pesquisa realizada pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Westminster, em Londres, na Inglaterra, partiu de estudos anteriores que sugeriam que fatores psicológicos poderiam influenciar as preferências pessoais. A partir daí, o objetivo do estudo foi investigar o impacto do stress no julgamento masculino com relação ao corpo feminino.
Para relacionar esses fatores, os pesquisadores convocaram 81 voluntários e os dividiram em dois grupos. Um dos grupos passaria por situações de stress antes de avaliar as mulheres, enquanto o outro não entraria em contato com qualquer contexto de pudesse causar transtornos ou irritações.
Fonte: Thinkstock
Todos os participantes avaliaram o grau de atração que sentiam por candidatas com tipos físicos que variavam de magras a obesas. Ainda, os voluntários responderam perguntas que avaliaram o seu grau de apetite e tiveram seus índices corporais medidos.
Entre os resultados, o grupo de homens que passou por situações de stress qualificou como mais atraentes as mulheres que se encontravam acima do peso. O outro grupo avaliou melhor as mulheres magras. Os pesquisadores acreditam que tal preferência esteja diretamente ligada aos períodos de escassez. Mulheres acima do peso seriam um referencial de um maior acesso a recursos importantes, como comida e bens materiais.
Segundo o estudo, isso nos leva a concluir que as preferências humanas estão sujeitas a variações e refletem estratégias que se adaptam para lidar com as mudanças no meio em que estamos inseridos.