Descubra quais alimentos podem deixar você fedidinho

12/05/2014 às 06:563 min de leitura

Você deve concordar que cheirar mal é extremamente deselegante, não é mesmo? O problema é que, seres humanos que somos, estamos condicionados a liberar alguns odores não muito agradáveis. Espertos, nós acabamos adotando algumas medidas simples, como o ato de tomar banho, escovar os dentes, usar desodorante, talco, perfume e por aí vai.

Você sabia que alguns alimentos podem fazer com que você fique mais fedidinho? Verdade verdadeira. Isso acontece porque certos itens que contêm enxofre, como é o caso do alho, do curry e do aspargo, liberam odores ruins durante a sua metabolização. Conheça alguns alimentos perigosos no quesito “mau cheiro” a seguir:

Carne vermelha

The Daily Meal

Uma pesquisa realizada em 2006 na República Checa coletou amostras de transpiração de homens que comiam carne vermelha e de vegetarianos. Em seguida, os pesquisadores pediram para que um grupo de mulheres identificasse os piores cheiros. Resultado: os vegetarianos pareciam ter melhores odores do que os carnívoros.

O suor de pessoas que comem carne vermelha é mais fétido, e a solução para isso é cortar esse tipo de alimento – ou reduzi-lo, caso você seja do tipo que não consegue viver sem carne. Vale lembrar que há diversos outros meios de ingerir proteínas. Fica a seu critério.

Curry

Se você gosta da culinária indiana, saiba que o curry – ou caril –, aquele tempero de cor laranja utilizado em muitos pratos indianos, é capaz de deixar seu corpo mais fedido. Isso porque esse tempero consegue ficar alojado em seus poros por dias, deixando seu perfume natural um pouco vencido.

Alho

Se você já se aventurou pela cozinha e, de quebra, usou alho para temperar alguma coisa, sabe que é difícil tirar o cheiro desse tempero das mãos – e, em muitos casos, do hálito. O problema é causado por uma substância chamada alicina, que está no interior de um composto de enxofre e, bem, você não precisa ser nenhum Walter White para saber que enxofre tem um cheiro muito ruim...

Quando seu corpo está digerindo o alho, esse composto de enxofre é quebrado, dando origem a novos tipos de odores. Para aliviar um pouco o cheiro que fica na pele, a dica é limpar a região fedida com vinagre branco.

Aspargos

Esse alimento aparentemente inocente pode fazer com que o seu xixi fique superfedido. Isso acontece porque a digestão do aspargo quebra um composto de enxofre e libera o odor desagradável, que é expelido, nesse caso, pela urina. Se você acha que esse é um grande problema – tem gente que nem liga –, a dica é substituir os aspargos por pimentões.

Brócolis, couve-de-bruxelas e repolho

Esses vegetais são danados e você provavelmente já reparou nisso. Trata-se de alimentos ricos em nutrientes e antioxidantes que deixam seu corpo mais forte, mas também contêm doses altas de enxofre, que você já sabe: não cheira bem. E, nesse caso, estamos falando especificamente dos gases liberados pela digestão, por meio da flatulência. São péssimos e maltratam quem estiver por perto.

Já que todos os vegetais são saudáveis, não é bom que você deixe de comê-los apenas para soltar puns menos fedidos. A dica aqui é ferver um pouco esses alimentos (pouco mesmo) antes do consumo, ou usar alguns temperos como coentro, cúrcuma e alcaravia, que garantem maior controle intestinal, se é que você entende...

Cebolas

É meio óbvio que cebolas não têm cheiro agradável, mas você sabia que o problema do odor não está reservado apenas às suas mãozinhas? Assim que é digerida, a cebola libera componentes que vão parar em sua corrente sanguínea, irrigando seus pulmões e liberando odores em sua respiração. Que cilada!

O problema diminui se você passa a comer cebolas refogadas em óleo. Depois, é só remover o excesso da gordura com um papel toalha e pronto! Sua respiração não será afetada.

Alimentos ricos em fibra

É ótimo que você ingira fibra, especialmente se quer perder peso. Grandes quantidades de fibra estão presentes em frutas, legumes e produtos integrais. O problema é que quando você ingere mais de cinco gramas de fibras de uma só vez – especialmente antes de ir para a academia –, o cheiro que você vai liberar não será dos melhores.

Não apenas o seu suor vai ser mais forte como você terá mais chances de produzir gases intestinais. O problema se dá pela ingestão de gases carbônicos, do hidrogênio e do metano, presentes em alimentos com altas quantidades de fibra. Quando são digeridos, esses gases liberam odores nada agradáveis.

Para resolver a situação, basta ingerir um copo de água. Aliás, vale lembrar que a água sempre melhora a qualidade dos odores que seu corpo produz. Além, é claro, de deixar sua pele mais bonita. Uma das coisas mais saudáveis que você pode fazer por você mesmo é sempre beber água. Não esqueça!

***

E aí, você já sabia desses probleminhas ingratos que a comida que você come poderia trazer ao seu cotidiano? 

Últimas novidades em Ciência

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: