Artes/cultura
18/10/2022 às 10:00•2 min de leitura
O Google Drive é uma ferramenta bastante útil para o armazenamento e compartilhamento de arquivos, mas suas funções de uso apresentam algumas complicações que nem mesmo experts entendem muito bem. Felizmente, assim como quase todo programa online, é possível tirar proveito de vários hacks dentro da plataforma, otimizando o tempo de uso e executando ações de forma simplificada e intuitiva.
Pensando nisso, a especialista Tessa Davis compilou algumas informações interessantes em seu perfil no Twitter para ajudar novatos e veteranos a aproveitar ao máximo o software da Google. Confira as dicas e descubra como mexer nos recursos de nuvem pode ser muito mais simples do que se imagina:
(Fonte: @TessaRDavis/Twitter)
Para remover apenas o conteúdo em texto de uma imagem, basta apertar com o botão direito na foto desejada, selecionar "Abrir com/Google Docs" e visualizar automaticamente o texto separado do arquivo.
(Fonte: @TessaRDavis/Twitter)
Utilizar atalhos para realizar ações específicas no Drive é mais simples do que se parece. Por exemplo, para renomear um arquivo, basta deixar o cursor selecionado e apertar a tecla "N". Enquanto isso, o mesmo procedimento, porém clicando na tecla ".", serve para compartilhar instantaneamente qualquer documento.
(Fonte: @TessaRDavis/Twitter)
Por padrão, as pastas do Google Drive estão todas em cores acinzentadas. Porém, caso os interessados prefiram dinamizar a plataforma, organizá-la por temas e deixá-la mais convidativa, é possível alterar as cores dos documentos para tons pré-determinados. Selecione a pasta que deseja converter, clique com o botão direito, escolha "Alterar cor" e veja a mágica acontecer.
(Fonte: @TessaRDavis/Twitter)
A facilidade do ecossistema Google permite que imagens encontradas no buscador subam direto para sua conta do Drive. Para isso acontecer, basta baixar a extensão "Salvar no Google Drive" em seu navegador Chrome. Assim, sempre que quiser armazenar uma imagem da web em seu perfil, basta clicar com o botão direito e exportá-la para a nuvem.
(Fonte: @TessaRDavis/Twitter)
Criar arquivos no Google Drive pode ser uma ação realizada mais rapidamente do que se imagina. Para adicionar qualquer tipo de documento, basta digitar o conteúdo escolhido — forms, sheets, docs ou slides — e digitar a extensão ".new" no navegador. Exemplo: forms.new.
(Fonte: @TessaRDavis/Twitter)
A ausência de rede pode evitar que o Google Drive abra ou reconheça arquivos. Para ativar o modo offline, basta entrar na seção "Geral" das Configurações e marcar a caixa de acessar conteúdos mesmo sem internet conectada.
(Fonte: @TessaRDavis/Twitter)
As etapas de download de arquivos para o PC podem ser longas e um pouco confusas. Assim, para salvar documentos diretamente em seu computador, basta baixar o app nativo do Google Drive e arrastar e soltar o item que deseja descarregar.
(Fonte: @TessaRDavis/Twitter)
Compartilhar arquivos do Google Drive por e-mail é a forma mais fácil de enviar documentos para outros usuários. Para isso, clique com o botão direito no documento e escolha "Gerar link". Na tela de compartilhamento, selecione as ferramentas de edição e visualização e marque as pessoas que podem acessar o arquivo.