Ciência
13/09/2023 às 02:00•2 min de leitura
Gatos são animais com hábitos peculiares que, apesar de acharmos fofo, muitas vezes não entendemos. Porém, alguns são considerados extremamente normais entre os felinos, como o fato de passar o bumbum no nosso rosto.
Porém, o que leva um bichano a tomar essa atitude e como os próprios gatos enxergam esse gesto?
(Fonte: Getty Images)
Dentre os vários gestos de afeição demonstrados pelos gatos, o ato de esfregar o bumbum no seu rosto é uma prova de amor e de que ele gosta de você.
"Nós humanos temos algumas formas de cumprimentar outras pessoas, alguns fazem isso com um aperto de mão, outros com um abraço. [Passar o bumbum no rosto de um humano] é a forma do gato saudá-lo com um abraço. É um gesto caloroso, algo como 'aqui está o meu traseiro, esse é quem eu sou'. E acredite, eles não fazem isso com todo mundo. Gatos só fazem isso com pessoas especiais", explicou a veterinária Jennifer Hawkings ao site Reader's Digest.
Além de uma demonstração de carinho, o gesto também é um sinal de confiança (afinal, ele está deixando uma área vulnerável extremamente exposta). Os gatos também agem dessa forma quando estão próximos de outros bichanos que eles consideram amigos.
"Quando isso acontece, muitos de nós acabamos dando risada, mas devemos interpretar como uma saudação e responder de volta com um pequeno carinho no rabo ou massageando a região próxima da coluna", explica a veterinária.
Leia também: 3 comportamentos divertidos e estranhos de alguns animais
(Fonte: Getty Images)
Por mais que seja um gesto de amor, alguns gatos podem passar do limite e fazer isso com muita frequência. Se esse é o caso do seu bichano, há algumas formas de reduzir essa ação:
Entretanto, em hipótese alguma empurre seu gato para longe caso ele venha realizar esse gesto com você. Além de confundi-lo, há uma chance de destruir a relação de confiança com ele e prejudicar a convivência.