Ciência
14/10/2023 às 12:00•2 min de leitura
Não é raro que a vida de figuras geniais esteja envolta em mistérios e muitos fofocas. Porém, alguns personagens históricos — e algumas celebridades mais recentes —, confirmaram e até defenderam alguns hábitos bastante singulares. Conheça seis famosos com hábitos excêntricos!
(Fonte: Getty Images)
Nikola Tesla foi um inventor e engenheiro cujas contribuições foram fundamentais para o modo como utilizamos a eletricidade atualmente. Mas, além de ser conhecido pela sua genialidade, ele também é conhecido por alguns hábitos estranhos.
Enquanto muita gente tem medo (ou nojo) de pombos, Tesla tinha uma verdadeira admiração por eles. Boa parte do seu tempo em Nova Iorque era gasta alimentando as aves em parques. Mas o cuidado não era apenas prático, pois ele acreditava que os pombos lhe traziam mensagens — e tinha até uma pomba branca que considerava uma espécie de musa.
Além disso, é reportado que Tesla dormia apenas duas horas por dia, para ter mais tempo para pensar e experimentar. Isso pode ter o levado ao extremo, visto que ele morreu com uma série de problemas mentais.
(Fonte: Terry Fincher/Daily Express/Hulton Archive/Getty Images)
Outro famoso com um hábito de sono estranho foi Salvador Dalí, mas no seu caso era uma estratégia para entrar no mundo dos sonhos. Como muitas das suas inspirações vinham das imagens desses sonhos (ou pesadelos), Dalí desenvolveu uma técnica para acessá-los sem precisar dormir por horas, ou sequer minutos.
Para isso, ele sentava numa cadeira desconfortável com as chaves na mão. Logo que pegava no sono, as chaves caiam no chão e o barulho o acordava. Estes poucos segundos eram suficientes para que ele se inspirasse a pintar.
(Fonte: Hulton Archive/Getty Images)
Antes das franquias de café transformarem o modo como os norte-americanos tomam café — e inserir todo o tipo de café gelado no menu —, Marlon Brando desenvolveu uma técnica considerada incomum.
O ator, que ganhou Oscar pelo filme O Poderoso Chefão (1972), tomava seu café fresco, mas com cubos de gelo. O objetivo era manter o frescor do café quente, mas deixá-lo numa temperatura que o permitisse beber de modo rápido.
(Fonte: Wikimedia Commons)
A Rainha Elizabeth I, que governou Inglaterra e Irlanda entre 1558 e 1603, é geralmente representada com a face extremamente branca. Na época, esse atributo era reservado apenas à nobreza e significava riqueza, indicando que a pessoa nunca fizera nenhum trabalho braçal no sol.
Mas manter essa imagem pode até ter causado a morte de Elizabeth I, pois os principais ingredientes da maquiagem da época eram chumbo, extremamente tóxico, e vinagre.
(Fonte: Hulton Archive/Getty Images)
Benjamin Franklin foi um dos Pais Fundadores dos Estados Unidos. Ou seja, estava entre os líderes políticos que assinaram a Declaração de Independência durante a Revolução Americana.
Um dos seus hábitos mais curiosos, porém, era o chamado "banho de ar". A técnica consistia em acordar cedo, sentar nu em um quarto, abrir as janelas e deixar o ar puro entrar. Segundo Franklin, isto permitia que ele refrescasse o corpo e revitalizasse a sua mente, o ajudando a manter a energia e o foco durante o dia.
(Fonte: Kevin Winter/Getty Images)
Você tem medo de fantasma? A Lady Gaga também, mas talvez em um nível um pouco mais preocupante. A cantora, vencedora de Grammy e Oscar, já gastou mais de US$ 50 mil em aparelhos detectores de fantasmas