5 mulheres incrivelmente corajosas que marcaram a história

05/10/2024 às 12:002 min de leituraAtualizado em 05/10/2024 às 12:00

As mulheres sempre estiveram no centro dos grandes momentos da história, quebrando regras, desafiando expectativas e conquistando seu espaço. Todo mundo já ouviu falar de figuras como Joana d'Arc e Rosa Parks, mas tem tantas outras heroínas incríveis por aí que ainda não ganharam o reconhecimento que merecem.

Mesmo com conquistas extraordinárias, muitas delas seguem meio escondidas nos livros de história — e é hora de mudar isso. Prepare-se para se inspirar com estas cinco mulheres incrivelmente corajosas!

1. Mary Read

Ilustração representando Mary Read. (Fonte: Wikimedia Common/Reprodução)
Ilustração representando Mary Read. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Imagine navegar pelos mares como uma pirata! Foi exatamente isso que Mary Read fez, mas a história dela começou bem antes. Desde jovem, Mary já mostrava que não ia seguir os padrões: ela se vestiu de homem para conseguir uma pensão após a morte de seu meio-irmão.

E isso foi só o começo! Depois de se alistar no exército e trabalhar como marinheira, Mary acabou capturada por piratas por volta de 1718. E adivinha? Em vez de resistir, ela decidiu se juntar a eles.

Foi assim que ela embarcou na tripulação de John "Calico Jack" Rackham e, sem perder tempo, se destacou como uma verdadeira rainha pirata. Mary lutou bravamente até ser capturada pela Marinha Britânica em 1720. Que jornada, não?

2. Frances Clayton

Frances Clayton. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)
Frances Clayton. (Fonte: Wikimedia Commons/Reprodução)

Já pensou se disfarçar de homem para lutar em uma guerra ao lado do seu parceiro? Pois foi exatamente o que Frances Clayton fez. Durante a Guerra Civil Americana, ela assumiu a identidade de "Jack Williams" e se alistou no Exército da União.

E ela não estava de brincadeira: participou de até 18 batalhas, sempre lado a lado com seu marido. Dá pra imaginar o estresse e a adrenalina disso tudo? Frances foi uma verdadeira guerreira que desafiou tudo e todos para lutar por aquilo em que acreditava!

3. Lyudmila Pavlichenko

Lyudmila Pavlichenko. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Lyudmila Pavlichenko. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Agora, imagina ser tão boa no que faz que até te chamam de "Dama da Morte"! Esse foi o caso de Lyudmila Pavlichenko, uma das atiradoras de elite mais temidas da Segunda Guerra Mundial.

Com impressionantes 309 mortes confirmadas, ela rapidamente se tornou uma lenda no campo de batalha. E para quebrar ainda mais barreiras, Lyudmila foi a primeira cidadã soviética a ser recebida na Casa Branca!

4. Victoria Woodhull

Victoria Woodhull. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Victoria Woodhull. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Victoria Woodhull era daquelas pessoas que não aceitavam limites! Em 1872, ela se tornou a primeira mulher a se candidatar à presidência dos EUA — isso em uma época em que as mulheres nem podiam votar!

Mesmo com a sociedade torcendo o nariz, Victoria desafiou as convenções e se tornou uma verdadeira inspiração para o movimento sufragista. E não parou por aí! Ela foi também a primeira mulher a trabalhar como corretora de ações na Bolsa de Nova York. Uma verdadeira força da natureza que quebrou estereótipos de gênero!

5. Harriet Tubman

Harriet Tubman. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
Harriet Tubman. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Harriet Tubman foi uma grande heroína da vida real! Nascida como escrava, ela não só conseguiu fugir, mas voltou várias vezes para resgatar outros escravizados pela famosa Underground Railroad — uma rede secreta de rotas e abrigos que ajudava escravizados a escaparem para a liberdade.

Harriet não estava apenas lutando por sua liberdade, mas pela de centenas de outras pessoas. E o mais impressionante? Ela fez tudo isso arriscando a própria vida, desafiando leis cruéis e nunca, nunca desistindo.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: