Ciência
01/06/2012 às 16:34•1 min de leitura
Agência Fotosite/Divulgação
O Oestúdio consiste em um coletivo criativo, que possui entre suas áreas e vertentes a moda. O desfile da marca funciona sempre como um manifesto, sem apresentar tendências da próxima estação e com o intuito de conscientizar e promover a discussão entre o público. Desta vez, a temática escolhida foi sobre os moradores de rua. O coletivo se associou ao grupo de ex-moradores de rua Homens de Emaús, que trabalham na reabilitação sócio-econômica dos moradores de rua e confeccionaram as roupas e acessório em origami, numa oficina de papel.
O desfile começou com um look todo construído em papelão, seguido de um vídeo com um morador de rua falando sobre como são confeccionadas artesanalmente as peças que ele veste e que elas podem demorar até um ano para ficarem prontas. A coleção mesclou elementos artesanais com outros materiais mais tecnológicos e as cores foram basicamente neon.
Além das referências esportivas, traços utilitários e sobreposições apareceram nas peças, junto ao paraquedismo. São muitos casacos e saias de nylon com capuz e a frase “Homeless Sweet Homeless”, calças clochard, bermudas boyfriend, saias em camadas feitas de camisetas, camisas de seda com estampa de grafite e calças com dois cós.
Não ficam de fora as estampas digitais, a colagem do desenho de joias, os recortes vazados e as peças bicolores. Bordados também surgem, assim como algumas tramas de fios e fitas reaproveitados.