Ciência
01/12/2012 às 07:08•1 min de leitura
(Fonte da imagem: iStock)
Uma companhia norte-americana desenvolveu um forno gigantesco que utiliza uma tecnologia parecida com a dos populares micro-ondas para prolongar a aparência, a textura e o gosto dos pãezinhos. Segundo os desenvolvedores, pães que até então ficavam com uma aparência murcha e velha em apenas dez dias podem ser conservados perfeitamente por mais dois meses dentro dessa estrutura.
O equipamento foi desenvolvido com o propósito de matar as bactérias, como a salmonela, que por vezes se desenvolvem nos alimentos mal conservados. A descoberta da nova função do aparelho aconteceu durante a realização de testes com o projeto.
Forno permite conservar o gosto, a aparência e a textura dos alimentos por mais tempo (Fonte da imagem: Reprodução/BBC)
Os cientistas colocaram um pão dentro do forno e, depois de um tempo, perceberam que o alimento permaneceu intacto, o que não aconteceria normalmente. Depois disso, foi comprovado que o forno também é capaz de conservar outros tipos de comida, como carnes e frutas.
Apesar de não ser algo muito prático, o forno gigantesco realmente se mostrou eficiente para manter o pão fresquinho durante vários dias. As mudanças feitas no aparelho, em relação ao funcionamento de um micro-ondas convencional, não foram especificadas exatamente pelos desenvolvedores.