Ciência
30/08/2011 às 14:09•2 min de leitura
As famosas berries, como são conhecidas lá fora, estão aos poucos surgindo e ganhando espaço no mercado brasileiro. Raspberry (framboesa), cranberry (oxicoco), strawberry (morango), blueberry (mirtilo) e muitas outras frutas vermelhas têm conquistado também os profissionais da indústria de cosméticos.
Por serem ricas em antioxidantes, anti-inflamatórios e antidegenerativos, essas frutinhas pequenas e poderosas protegem a pele através da prevenção da ação dos raios ultravioletas. Substâncias como antocianinas, flavonóis, flavonoides e proantocianidinas presentes nessas frutas combatem os agentes oxidativos que trazem danos à pele.
Os raios UV são os responsáveis por favorecer a produção de radicais livres no organismo. Os radicais livres, por sua vez, destroem o colágeno e a elastina – as proteínas de sustentação presentes na pele. Uma pele que sofre exposição solar intensa está sujeita ao envelhecimento, surgimento de manchas, flacidez e até mesmo câncer de pele. É aqui que as frutas vermelhas entram em ação em prol da saúde da pele.
Basta olhar para as prateleiras de cosméticos para encontrar vários produtos que usam as frutas vermelhas em suas fórmulas para agregar os benefícios que elas trazem. Existem cremes e loções que contêm extratos de frutas vermelhas que agem como clareadores para as manchas da pele. Os produtos que levam raspberry ou gooseberry são ricos em ômega 3, 6 e 9, por isso são ótimos anti-inflamatórios com ação regeneradora.
Mas as frutas também podem ser aproveitadas em cápsulas, sucos ou de forma natural. As cápsulas são feitas com o extrato seco da fruta, por isso mantêm os princípios ativos em alta concentração e proporcionar resultados bastante eficazes. Os sucos, cada vez mais fáceis de serem encontrados no mercado brasileiro, devem ser consumidos duas vezes por dia para combater os radicais livres e garantir bons resultados na pele. As frutas frescas devem trazer os mesmos resultados dos sucos e cápsulas, mas é preciso ingerir uma quantidade maior.
Saiba um pouquinho mais sobre as propriedades de cada berry: