Será que beber mais água realmente traz mais benefícios para a saúde?

25/12/2024 às 15:002 min de leituraAtualizado em 25/12/2024 às 15:00

Sabemos que a água é fundamental para a nossa sobrevivência, mas será que beber mais do que o habitual realmente é benéfico? Com tantas recomendações sobre a quantidade ideal de água a ser ingerida, um novo estudo revisou 18 ensaios clínicos para tentar entender melhor os efeitos desse hábito.

A pesquisa, liderada por Benjamin Breyer, da Universidade da Califórnia-San Francisco, contou com a colaboração de pesquisadores de outras instituições renomadas, e foi publicada na JAMA Network Open.

Benefícios comprovados

Beber mais água pode prevenir pedras nos rins de forma simples e eficaz. (Fonte: Getty |mages/Reprodução)
Beber mais água pode prevenir pedras nos rins de forma simples e eficaz. (Fonte: Getty |mages/Reprodução)

Um dos achados mais interessantes foi o impacto do aumento da ingestão de água na perda de peso e na prevenção de pedras nos rins. Três estudos mostraram que consumir cerca de 500 ml de água antes das refeições ajudou os participantes a perderem até 100% mais peso do que aqueles que mantiveram seus hábitos inalterados.

A explicação está na água sendo uma poderosa aliada da saciedade, reduzindo o apetite e, por consequência, a quantidade de alimentos consumidos. Além disso, dois estudos apontaram que esse aumento da ingestão também diminui a recorrência de pedras nos rins, com uma redução de até 50% nos episódios.

Isso significa que beber mais água pode ser uma forma simples, barata e eficaz de cuidar da saúde renal e ajudar a manter o peso sob controle.

Potenciais benefícios para outras condições de saúde

A água pode ajudar em condições como enxaquecas, infecções urinárias e diabetes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)
A água pode ajudar em condições como o diabetes. (Fonte: Getty Images/Reprodução)

Embora o impacto na saúde renal e no controle de peso seja o mais consistente, alguns estudos também sugerem que a água pode trazer benefícios em outras condições, como enxaquecas, infecções do trato urinário e controle do diabetes.

Por exemplo, mulheres que aumentaram sua ingestão de água em 1.500 ml diários relataram menos infecções urinárias e períodos mais longos sem que os sintomas voltassem. Da mesma forma, um estudo com pacientes diabéticos revelou que o aumento do consumo de água ajudou a reduzir os níveis de glicose no sangue, especialmente entre aqueles com glicemia mais alta.

No entanto, esses efeitos não foram consistentes em todos os estudos, o que indica que mais pesquisas são necessárias para realmente entender como a água pode impactar essas condições.

As descobertas do estudo nos mostram que a água é ainda mais essencial para nossa saúde do que imaginávamos. Porém, como em tudo, o equilíbrio é fundamental, e beber água demais pode ser prejudicial.

Fique atento à cor da urina como um indicador de hidratação e ajuste conforme necessário. Mais pesquisas são necessárias para entender os outros benefícios que água pode trazer para a nossa saúde. Até lá, continue se hidratando!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: