Saúde/bem-estar
18/04/2013 às 11:00•2 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Um levantamento recente revela a preocupação dos brasileiros quando o assunto é vida saudável.
Em um relatório recentemente divulgado pela Mintel é possível ver números satisfatórios com relação a uma dieta balanceada. No entanto, a pesquisa também aponta que não estamos dispostos a abrir mão de alguns alimentos calóricos.
Leia também:
De acordo com o release divulgado pela empresa, a maioria (66%) dos entrevistados declarou que consome frutas e vegetais diariamente, enquanto 22% das pessoas afirmaram que buscam seguir uma dieta de baixo teor de gorduras. Outros números mostram que 36% dos brasileiros alternam o consumo de alimentos saudáveis com opções calóricas e 24% assumem que se permitem consumir alguns doces mesmo seguindo uma dieta mais saudável.
Os dados ainda apontam que as pessoas mais velhas – analisadas em um grupo de 45 a 54 anos – são as que mais consomem alimentos saudáveis. Nesse grupo, 27% dos entrevistados se mostraram favoráveis a uma alimentação balanceada, enquanto entre os jovens de 16 a 24 anos o índice registrado foi de 20%.
Crédito: Thinkstock
"O relatório Mintel revela que as pessoas mais maduras estão se alimentando melhor que os mais jovens, que, por sua vez, consomem mais produtos convenientes e começam a apresentar excesso de peso. Isso é interessante, pois a população acima dos 60 anos cresce rapidamente no Brasil. E os consumidores brasileiros maduros tendem a ser mais interessados em produtos com características funcionais, especialmente alimentos que trazem um posicionamento de beneficiar a saúde do coração, reforçar os ossos, melhorar o sistema imunológico e a vitalidade. Porém, mais produtos devem considerar os aspectos de controle de peso e sensação de saciedade, para esse grupo etário em expansão", afirma Sheila Salina, analista sênior de alimentos da Mintel, no Brasil.
Como uma vida saudável vai muito além da alimentação, 74% dos entrevistados responderam que acreditam que dormir bem seja o fator mais importante para a saúde. Em segundo lugar, com 49% das menções, ficou a prática regular de exercícios. Na terceira posição, 46% dos participantes citaram uma dieta balanceada como elemento fundamental para a saúde.
Complementando as estatísticas, 95% dos brasileiros que participaram desse estudo declararam que os exercícios físicos são importantes para manter a forma. Deles, 59% revelaram que buscam realizar algum tipo de exercícios, o que nos leva a concluir que mais de 40% dos brasileiros não incluem atividades físicas em suas rotinas diárias.