Ciência
17/05/2013 às 10:41•2 min de leitura
Crédito: Thinkstock
Aqui no Brasil, não é difícil encontrar restaurantes com uma variedade de saladas e comidas mais saudáveis para almoçar todo dia. No entanto, muita gente ainda recorre às opções mais rápidas de alimentos, que geralmente são itens com muita gordura, sal e calorias nas alturas. Isso é ainda mais comum em países como os Estados Unidos e Canadá.
Em uma nova pesquisa canadense realizada pela Universidade de Toronto, foi constatado que as opções dos restaurantes podem conter mais da metade das calorias diárias recomendadas. Isso significa que apenas em um prato ou porção, uma pessoa já acumula 50% da quantidade calórica para o dia inteiro.
Leia também:
Contando com o fato de que a refeição seja formada por várias porções, que geralmente são enormes nos restaurantes norte-americanos e canadenses, há uma grande chance de aumento de peso nos consumidores desses países, além do aumento dos fatores de risco para doenças cardíacas.
Para chegar a esse resultado, os pesquisadores examinaram as calorias, a quantidade de sódio, gordura e os níveis de colesterol de 685.156 refeições (entre opções de café da manhã, almoço e jantar) de 19 redes de restaurantes em todo o Canadá e descobriram que essas refeições contêm em média 1.128 calorias. Este valor é considerado 56% da quantidade calórica recomendada por dia (que são duas mil calorias).
Esta é uma média do valor diário recomendado, pois é diferente para cada pessoa, com base no peso, nível de atividade física e outros fatores. As atuais recomendações de calorias diárias variam de 1.600 a 2.400 calorias para mulheres adultas e de 2.000 a 3.000 calorias por dia para homens adultos, dependendo da idade e nível de atividade física.
O estudo mostrou ainda que a média das refeições dos restaurantes tem 151% da quantidade diária recomendada de sódio para adultos, 60% do valor diário recomendado de colesterol e 89% de gordura, além de 83% de gorduras trans e saturadas.
"O alto nível de gordura saturada é preocupante, pois de acordo com o Institute of Medicine, a ingestão de gordura saturada deve ser mantida tão baixa quanto possível", escreveram os pesquisadores no estudo. Portanto, esteja você no Brasil ou no exterior, o importante é ter mais cuidado com a alimentação e procurar as opções mais saudáveis com mais verduras e legumes, carnes magras, pouco sal e mais fibras.