Artes/cultura
27/08/2019 às 11:00•1 min de leitura
Que parar de fumar adiciona saúde à vida das pessoas não é novidade para ninguém. O que é novidade, no entanto, é a descoberta de quanto tempo após largar o vício as pessoas começam a sentir os sintomas de melhora no organismo. Cientistas revelaram recentemente que é possível calcular o tempo exato que uma pessoa que parou de fumar leva para começar a sentir a melhora.
Segundo especialistas, em casos de pessoas com histórico de tabagismo acima de 20 anos, é possível reduzir o risco de doença cardiovascular em 39%. Apesar disso, eles salientam que, para diminuir acentuadamente o risco a ponto de ser quase semelhante ao de uma pessoa que nunca fumou, leva cerca de 5 a 10 anos, chegando a 25 anos em casos mais extremos.
A pesquisa foi realizada por especialistas da Universidade de Valderbilt, nos Estados Unidos, e teve como foco principal compreender como os riscos afetou a decisão de deixar de fumar e ainda investigar quais riscos antes potencializados podem diminuir com o abandono do tabagismo.
Mais de 8.770 pessoas participaram do estudo que iniciou com a análise de dados de 1954 até 2014, data em que a equipe documentou cientificamente os benefícios de parar de fumar para o corpo e saúde das pessoas.
Nos Estados Unidos, sede da Universidade que desenvolveu a pesquisa, o tabagismo é causa de quase 20% das mortes registradas e foi justamente esse percentual que motivou o estudo e sua divulgação como maneira de sensibilizar as pessoas.