Seja o primeiro a compartilhar

O que aconteceria se você parasse de comer ovos?

O proteína é um alimento muito saboroso e com participação em múltiplas receitas na cozinha. Além disso, é uma ótima fonte de proteínas e ômega-3, excelentes para quem está buscando aumentar a massa muscular ou simplesmente ganhar peso. Logo, podemos dizer sem sombras de dúvida que é uma comida saudável e vantajosa.

No entanto, alguns estudos sugerem que substituir o ovo por outros alimentos com o mesmo valor nutricional pode ser ainda mais vantajoso para o nosso organismo, uma vez que o consumo excessivo desse ingrediente pode apresentar diversos malefícios. Então, o que aconteceria conosco se parássemos de comer ovos de uma vez por todas? Veja só o que dizem os pesquisadores.

Mudanças no organismo

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Os ovos possuem muita proteína, mas não têm muitas fibras. E o que isso significa? A falta de fibras no corpo atrapalha nosso processo digestivo, gerando constipação. Portanto, uma pessoa que come uma quantidade absurda de ovos, mas sem qualquer tipo de variedade de alimentos em sua dieta, enfrentará problemas na hora de ir ao banheiro.

Por esse motivo, muitos médicos recomendam que alimentos mais ricos em fibras, como o espinafre e o tomate, sejam aliados de uma boa refeição. Além disso, um estudo feito pelo Programa Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento-Chave da China mostrou que parar de comer ovos por completo pode fazer uma pessoa viver mais.

Segundo os pesquisadores, a gema do ovo contém altos níveis de colesterol, o que ajudaria no desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Como solução, os cientistas recomendaram substituir a gema do ovo por alimentos à base de plantas, como nozes, macarrão e pão, para aumentar sua chance de viver mais.  

Aparência física

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Como visto nos parágrafos anteriores, o consumo de ovos provoca muitas coisas dentro do nosso corpo. Porém, a nossa aparência externa também é afetada por conta desse ingrediente. O surgimento de acnes, por exemplo, ocorre devido ao excesso de progesterona em nosso corpo, um hormônio que o ovo tem em altíssimas quantidades.

Portanto, se você começar a notar que muitas espinhas estão brotando em sua pele, é importante notar a frequência a qual você está consumindo ovos na sua rotina. Caso você seja um consumidor assíduo desse alimento, a melhor alternativa seria cortá-lo da dieta para ver se a sua pele melhora durante as semanas seguintes.

Algumas pessoas também sofrem com intolerância ao consumo de ovos sem saber, algo devido à dificuldade de seu organismo digerir algum elemento específico do alimento. Por conta disso, é comum esses indivíduos apresentarem sintomas como gases, inchaço corporal, dor de estômago, dores de cabeça e tensão. Sendo assim, evitar esse produto animal é uma saída para viver uma vida melhor.

No fim das contas, podemos ter certeza de que o ovo é um alimento nutritivo e que agrega em nossas vidas — desde que seja consumido na quantidade certa. Então, se você estiver com dificuldades de determinar esse limite, consulte um nutricionista  para te direcionar para o caminho correto!

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.