Saúde/bem-estar
04/06/2024 às 14:00•2 min de leituraAtualizado em 04/06/2024 às 14:00
Um estudo recente publicado no Journal of Fluency Disorders explorou o impacto do uso de psicodélicos, como o LSD e cogumelos mágicos, em pessoas que gaguejam. Os autores partiram do princípio que, como essas substâncias são eficazes no tratamento de transtornos afetivos, como os de ansiedade, por exemplo, "as experiências de gagos que tomaram psicodélicos deveriam ser exploradas", diz a pesquisa.
Embora não seja ainda um estudo definitivo para testar o impacto da psilocibina e da dietilamida do ácido lisérgico na gagueira em si, a análise busca uma visão preliminar das experiências que os gagos tiveram com psicodélicos, com vistas a uma pesquisa promissora no futuro.
Primeiro trabalho do tipo a explorar experiências relatadas por gagos autoidentificados ao usar psicoativos clássicos, o estudo foi liderado por pesquisadores da fala, da psicologia e da psiquiatria das universidades de Nova York (NYU) e Western Michigan (WMU). Foram encontradas evidências de alguns benefícios, e também de algumas dificuldades.
Para determinar a viabilidade da pesquisa, os autores avaliaram 144 postagens efetuadas na rede de fóruns sociais Reddit, entre os anos de 2012 e 2022, envolvendo 104 diferentes usuários que utilizaram palavras-chave associadas a gagueira e fala, bem como alguns termos específicos ou genéricos para os psicodélicos.
Eles tiveram o cuidado de selecionar apenas pesquisas relacionadas à psilocibina (princípio ativo dos cogumelos psicodélicos) e ao LSD. Nesse sentido, foram excluídas referências à metilenodioximetanfetamina (ecstasy) ou N-dimetiltriptamina (DMT), uma vez que estas últimas não compartilham a estrutura química similar dos psicodélicos clássicos: a triptamina.
Definindo, nas postagens, os efeitos das substâncias como positivo, negativo e neutro, os autores criaram subcategorias conforme seu efeito: 1) Comportamento (hábitos), 2) Emoções (estado alterado, sentimentos), 3) Cognição (atenção plena, flexibilidade cognitiva), 4) Crenças (crenças metafísicas, sugestionabilidade) e 5) Conexão Social (conectividade, empatia).
A maioria dos internautas que usou substâncias psicodélicas (74%) descreveu efeitos globais positivos, principalmente algumas mudanças comportamentais e emocionais relacionadas especificamente com redução da ansiedade e da gagueira. Houve também relatos de experiências negativas (9,6%), mistas (4,8%) e neutras (1,6%).
No geral, houve redução da gagueira em metade dos redditores. O participante de um fórum destacou: “a psilocibina tem sido um fator-chave não só para aumentar minha fluência como orador, mas acima de tudo pela forma como agora me percebo como pessoa e pelas lentes com as quais vejo a vida”.
Mesmo sem ter como confirmar a veracidade dos relatos, pelas limitações do estudo, os autores veem evidências preliminares de redução da gagueira, o que justifica a realização de ensaios clínicos randomizados e controlados sobre o tema.